O tema da edição de hoje (14) do Circula Roupas é customização. Sabe aquela camiseta antiga que você não consegue mais usar? Veja como dar um up na peça gastando quase nada. Assista a seguir
Quem vai colocar a mão na massa, ou melhor, na camiseta e ensinar o passo a passo é a estilista goiana e fashion designer da Novelo Moda Milleide Lopes. Ela coordenou uma oficina de customização de camisetas para o projeto Agir Sustentável, realizado pelo Sistema Sagres de Comunicação com apoio da Fundação Pró-Cerrado e parceria com a Renapsi.
”O Agir Sustentável faz parte do nosso dia a dia a partir das ações na nossa casa, que a gente começa a pensar as nossas ações dentro da sustentabilidade, de proporcionar para nós um mundo mais sustentável e com a inclusão social”, explica a gestora da Escola Sagres, Cléia Medeiros.
As camisetas usadas na oficina foram doadas pelo guarda-roupas compartilhado Lucid Bag. Elas podem ser customizadas com materiais que você tem na sua casa como botão, renda, pedaços de tecido, acessórios estragados ou tiras bordadas. Outra possibilidade é fazer a aplicação de patchs bordados, material facilmente encontrado no mercado.
”A gente reusar, customizar, trazer novos usos para essas peças que já estão na superfície também, também traz um impacto muito grande porque a gente não cria do zero, e sim reaproveitando o que já está ali na superfície. Isso está nos conceitos de reuso, de customização e é uma das minhas vertentes dentro da moda, da minha marca também. Hoje a moda é a segunda maior poluente do mundo, só fica atrás do petróleo”, esclarece Milleide Lopes.
Bora customizar?
Coloque todos os materiais que encontrou em casa em cima de uma mesa, para facilitar a visualização. Agora é só deixar a criatividade rolar. Use-os para cobrir estampas, frases indesejadas e até furos ou rasgos no tecido. Depois de algumas horinhas de ”brincadeiras”, as peças foram transformadas em completamente novas.
”Foi muito bom esse aprendizado para a gente mesmo levar para casa, para fazer e mostrar para os filhos que é possível reutilizar coisas que se jogaria fora e prejudicaria o planeta”, relata a dona de casa Alcione Maria Machado.
As mulheres puderam levar para casa as peças transformadas. A jornalista Luciana Nunes também participou da oficina, colocou a mão na massa e transformou uma peça que era usada para malhar.
”Posso te garantir que é muito divertido e gostoso de fazer. Achei que ficou incrível a transformação. Era uma camiseta simples, cinza qualquer, daquelas que a gente usa para ir para a academia e que ganhou outra cara com essas aplicações nas laterais e essas pontas que vieram para a gola”, descreve Luciana.
Confira edições anteriores do Circula Roupas
Aprenda como estampar tecidos manualmente com objetos do dia a dia
Conheça a feira que reúne mais de 20 brechós todo domingo em Goiânia
Confira um projeto que valoriza e fortalece negócios criados por mulheres negras