O Circula Roupas desta quinta-feira (10) ensina a fazer o tingimento natural. Sabe aquelas camisetas de algodão que estavam esquecidas no guarda-roupas? Elas é que serão tingidas e ganharão vida de novo na edição desta semana. Assista a seguir

Leia mais: Produtos naturais são opções sustentáveis para tingimento de roupas

A jornalista e consultora de Imagem Luciana Nunes usou duas camisetas da filha dela que já não estavam mais sendo utilizadas com frequência. A Milleide Lopes, designer da Novelo Moda em Goiânia, revelou o passo a passo do tingimento fácil, rápido e sustentável.

Bora tingir?

Para o tingimento será necessário água, açafrão, muita casca de cebola, sal grosso e vinagre. Mergulhe a camiseta na água. É importante que o tecido seja natural, 100 algodão, porque assim os ingredientes naturais irão se fixar melhor na fibra.

Depois, em fogo baixo, deixe a blusa mergulhada na água com açafrão por pelo menos 30 minutos. Ao retirar a peça da panela, você vai perceber alguns grãozinhos ainda presentes na superfície do tecido. Não se assuste, é assim mesmo, é o açafrão que ainda não se desintegrou totalmente.

Em outra bacia com água, adicione o sal grosso para ajudar a fixar a cor na blusa. Aí é só deixar de molho por 1 hora.

Um segundo tipo de tingimento pode ser feito, mas agora usando a casca de cebola. Faça o mesmo processo da primeira experiência, molhando bem a peça escolhida em água.

Em uma panela com 1,5 litro de água quente em fogo baixo, adicione as cascas de cebola. Depois, acrescente uma xícará de chá de vinagre. É ele que vai agir quimicamente na casca de cebola para ajudar a soltar a sua pigmentação. Depois é só mergulhar a vestimenta que desejar tingir e deixar por 30 minutos.

A cor neste processo fica mais suave. Se quiser tons mais escuros usando a casca de cebola, precisa deixar a blusa de molho na panela por mais tempo. Depois, é só deixar em água natural com sal grosso por pelo menos 1 hora.

Dica importante: antes de tudo, lave bem a peça que escolheu para tingir, principalmente na região das axilas, onde podem ficar marcas por causa do uso de desodorante.

Ah, e não esqueça de marcar o perfil @circula.roupas para o seu tingimento aparecer nas próximas edições do Circula Roupas.