O Goiás Esporte Clube apresentou oficialmente o técnico Marcelo Cabo, novo comandante da equipe Esmeraldina para a sequência da Série B do Campeonato Brasileiro. O profissional agradeceu a diretoria pelo convite e ressaltou sua experiência na Segunda Divisão no torneio nacional.

Leia mais: Comentaristas da Sagres analisam a contratação de Marcelo Cabo pelo Goiás

“Claro que é um plus a mais trabalhar dentro da Série B, uma competição que conheço bem, já fui campeão e trabalho a seis anos nela e acho isso muito importante. Chegar ao Goiás neste momento em que a equipe que está completamente estável e muito bem na competição. Tive a oportunidade de assistir o jogo na terça-feira (vitória sobre o Botafogo, fora de casa) e só corroborou com tudo aquilo que eu pensava quando tomei a decisão em aceitar o convite do Goiás”, ressaltou.

Marcelo Cabo se desligou do Vasco da Gama na última segunda-feira (19), devido a campanha ruim da equipe carioca na Série B – 8ª posição. O treinador, de 54 anos, chega ao Goiás com a missão de colocar o time na elite do futebol brasileiro. Cabo já conquistou dois acessos para a Série A. Um com o Atlético Goianiense e outro com o CSA.

Ao ser questionado sobre o sistema de jogo que pretende implementar no Goiás, Marcelo Cabo disse que gosta de equipes ofensivas e sua ideia é fazer com que o time esmeraldino mantenha um DNA ofensivo.

“É uma característica minha, como treinador, ter uma equipe ofensiva. Mas não somente ofensiva, mais do que isso, temos uma equipe equilibrada. No jogo existem fases, então precisamos ter uma equipe preparada para todas as fases do jogo. Nem sempre vamos conseguir realizar uma marcação sob pressão e propor o jogo a todo momento, mas precisamos estar sempre preparados. Dentro da partida existem vários jogos, a minha filosofia é que o Goiás esteja preparado para isso”, frisou.

“Gosto de uma equipe com posse de bola, que propõe o jogo, mas nem sempre vamos ser uma equipe proativa, terá momentos em que precisaremos ser uma equipe reativa. Sei que pelo tamanho do Goiás, pelo tamanho da torcida, por sua grandeza, o torcedor anseia por uma equipe que jogue para frente e busque o gol. É uma característica e um DNA do clube. Vou buscar isso para entregar ao torcedor, que é o nosso maior patrimônio, aquilo que ele almeja”, concluiu.

Leia também: VAR na Série B sem custos para Goiás e Vila Nova

Com o objetivo de alcançar o acesso para a Série A, a equipe esmeraldina está pressionada. E com o novo treinador não será diferente. No entanto, Cabo salientou que está preparado para encarar qualquer tipo de pressão, inclusive da diretoria do clube.

“Quando se trabalha em um clube do tamanho do Goiás, com a exigência da sua torcida, sabemos que vamos estar pressionados a todo momento. O futebol é assim, nosso trabalho é avaliado diante dos resultados, isso nos leva a trabalhar muito e buscar sempre o resultado positivo em prol do clube e da instituição. Sabemos que é uma diretoria que nos apoia, que está do nosso lado, vamos trabalhar em conjunto, comissão técnica e diretoria, para podermos buscar os resultados positivos (…). Tenho 20 anos de carreira, estou preparado para ser o treinador do Goiás nesse momento e absolver qualquer tipo de pressão”, finalizou.

O novo treinador esmeraldino deve estrear à beira do gramado nesta sexta-feira (23), diante da Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, às 20h, em partida válida pela 14ª rodada da Série B. O time goiano é o quarto colocado na tabela de classificação, com 23 pontos somados.

Carreira

No futebol goiano, Marcelo Cabo comandou o Atlético na conquista do Campeonato Brasileiro Série B em 2016 na sua primeira passagem pelo rubro-negro. Retornou em 2020 e conquistou o título do Goianão. Na Série A deixou o clube na 13ª posição. O profissional também trabalhou no Vila Nova em 2019, em uma curta passagem que não foi bem sucedida.

Além dos clubes goianos e do Vasco, Cabo dirigiu CSA, Guarani, Ceará, CRB, Figueirense, Volta Redonda, Resende e Tombense. O treinador chega com o auxiliar técnico Gabriel Cabo e o preparador físico Tiago Melsert.

Conquistas de Marcelo Cabo:

2010: Campeão da Copa das Confederações – Seleção Brasileira
2004/2005: Campeão Nacional – Al Hilal
2003: Campeão da Copa Rio – Madureira/RJ
2016: Campeão Série B 2016 – Atlético-GO
2018: Campeão Alagoano – CSA
2019: Campeão Alagoano – CSA
2021: Campeão Taça Rio – Vasco