O Atlético entrou no Campeonato Brasileiro da Série A com o objetivo bem definido, permanecer na elite do futebol nacional para a próxima temporada. Desta maneira, automaticamente, o time goiano elegeu alguns adversários diretos nesta meta, Coritiba, Bahia, Sport, Ponte Preta, Portuguesa, Figueirense e Náutico.

Nas 25 rodadas realizadas até o momento, o Atlético fez 10 jogos contra as equipes consideradas do mesmo porte e 15 contra aqueles times considerados grandes no futebol nacional. O aproveitamento do time goiano é melhor contra os grandes que diante dos pequenos, 28,8% contra 23,33%.

Contra aqueles times considerados concorrentes diretos, o Atlético venceu apenas uma partida, diante do Figueirense, no Serra Dourada. Empatou com Ponte Preta, Bahia e Sport, sendo o primeiro em casa e outros dois fora de Goiânia. A equipe goiana foi derrotada duas vezes pelo Coritiba e uma por Portuguesa, Náutico e Ponte Preta. Frente aos grandes do futebol nacional, foram três vitórias, quatro empates e oito derrotas, em 15 jogos disputados.

Diante da situação, o atacante Patric alerta que o time rubro-negro necessita de vitórias contra os adversários diretos e admite que o rendimento contra os ‘pequenos’ não é bom. “Não sei por que, mas não atuamos bem diante dos concorrentes diretos,” diz o jogador. Na próxima rodada, o Dragão recebe o Flamengo, no Serra Dourada.