Neste sábado (22), Goiás e Atlético se enfrentam pela 5° rodada da Série A do Brasileirão. A última vez que os dois clubes estiveram frente a frente na elite do futebol brasileiro foi em 2010. Dessa vez um fato chamou a atenção, um trio de arbitragem goiano foi escalado para partida.

No Campeonato Brasileiro os árbitros não costumam apitar os clássicos nos estados em que são federados. No entanto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) optou por escalar um trio de arbitragem goiano para o clássico. O motivo é a pandemia do novo coronavírus. O objetivo é minimizar as viagens e consequentemente o risco de contágio da Covid-19.

Wilton Pereira Sampaio foi o árbitro escolhido para apitar a partida, ele será auxiliado por Fabrício Vilarinho e Bruno Pires, os três fazem parte do quadro da FIFA. O quarto árbitro é o Breno Souza da Federação Goiana de Futebol (FGF). O VAR ficará a cargo de Eduardo Tomaz, juntamente com os auxiliares Jefferson Ferreira e Leone Carvalho, ambos da FGF.

Embora seja incomum, não é a primeira que goianos apitam um clássico entre Goiás e Atlético pela Série A do Brasileirão. Em 2010, pelo segundo turno da competição, o Atlético venceu o Goiás por 3 a 1 e na ocasião o árbitro goiano André Luis Castro, do quadro da FIFA, apitou o jogo e foi auxiliado por Cristian Passos e Jesmar Miranda da FGF.

No primeiro turno, o árbitro escolhido pela CBF foi Sálvio Spínola Fagundes de São Paulo, hoje comentarista de arbitragem dos canais do Grupo Globo. Neste jogo o Goiás venceu o Atlético por 3 a 1. As duas partidas foram realizadas no Estádio Serra Dourada.

Arbitragem do clássico
Árbitro assistente: Wilton Sampaio/GO (FIFA)
Árbitro assistente 1: Fabrício Vilarinho/GO (FIFA)
Árbitro assistente 2: Bruno Pires/GO (FIFA)
Quarto árbitro: Breno Souza/GO
Árbitro de vídeo: Eduardo Tomaz/GO
Assistente de árbitro de vídeo 1: Jefferson Ferreira/GO
Assistente de árbitro de vídeo 2: Leone Carvalho/GO
Observador de VAR: Renato Cardoso da Conceição/MG