Foto: Rafael Bessa

A Arquidiocese de Goiânia lançou, nesta quarta-feira (26), a Campanha da Fraternidade 2020, no auditório da Cúria Metropolitana. Com o tema “Fraternidade e vida, dom e compromisso” a quaresma inicia hoje e segue até a Páscoa. O lema deste ano é “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, baseado no texto bíblico Lucas 10, versículos 33 e 34.

“A campanha deste ano nos convoca a termos atitudes positivas de prevenção daquilo que ameaça a vida humana, defender pessoas em situação de risco e ações concretas para atender necessidades. Também nos alerta sobre o cuidado com a natureza, nossa casa em comum”, ressalta Dom Moacir Arantes.

Segundo Dom Moacir, este ano a pastoral programou ações que vão atender pessoas em situação de risco, moradores de rua, além da feira da solidariedade. Ele disse ainda que o tema da campanha será inserido nas programações das comunidades de Goiânia através de atividades. Um exemplo será o dia mundial dos pobres, em novembro, convocado pelo Papa Francisco.

“A igreja espera e deseja o envolvimento das pessoas neste tema, porque a vida humana e do planeta é um dom que nos foi dado, mas, ao mesmo tempo, gera em nós um compromisso do cuidado”, destaca.

Na quaresma, os católicos se preparam para a Páscoa. A preparação é realizada por meio de jejum, abstinência de carne e caridades. Neste período, os fiéis intensificam suas orações, reflexões e penitências.