O Sagres em Tom Maior da Sagres TV exibe nesta terça-feira (9) o segundo de uma série de 12 programas especiais que tratam do empreendedorismo social como ferramenta para criação de negócios sustentáveis.

Neste segundo episódio da série, que tem como lema “Faça e Seja a Solução”, a economista Alesandra Campos enumera as características do empreendedorismo social e como elas surgiram. Ela relata que tudo começou com uma pesquisa feita pela Organização das Nações Unidas (ONU), a qual desenvolveu uma metodologia, a do Empretec.

“Ao realizar essa pesquisa em vários países, eles elegeram algumas características empreendedoras. Entre estas, dez foram as mais importantes, e através delas foi desenvolvida uma metodologia que temos hoje do Empretec, que foi transformado em um curso de desenvolvimento de características empreendedoras que eu já fiz e gostei muito, e é hoje ministrado pelo Sebrae, e em mais de 40 países”, afirma.

Confira as dez mais importantes características do empreendedorismo social:

  1. Busca de oportunidade e iniciativa;
  2. Persistência;
  3. Correr riscos calculados;
  4. Exigência de qualidade e eficiência;
  5. Comprometimento;
  6. Busca de informações;
  7. Estabelecimento de metas;
  8. Planejamento e monitoramento sistemáticos;
  9. Persuasão e rede de contatos;
  10. Independência e autoconfiança.

Alesandra Campos é economista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO). É pós-graduada em Marketing pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Gestão Empresarial, com ênfase em Consultoria, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Sócia administrativa da empresa Resolute Consultoria e Projetos, é também consultora e instrutora do Sebrae-GO e vice-presidente do Conselho Regional de Economia de Goiás (Corecon-GO).

LEIA MAIS

A história do empreendedorismo social, com Alessandra Campos

Assista a entrevista desta terça-feira (9) a seguir