Confira o voto de cada deputado na votação em segundo turno (Foto: Marcos Kennedy/Alego)

Os deputados aprovaram nesta quarta-fera (11)  o projeto que autoriza o Governo a acessar depósitos Judiciais e também a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de nº 990/19, assinada pelo deputado Vinícius Cirqueira (Pros), em segundo turno.

A PEC da UEG foi aprovada por 29 votos favoráveis e 9 contra, nenhuma abstenção, em segundo turno, em votação nominal no painel eletrônico. Votaram contrários à matéria os deputados: Cláudio Meirelles (PTC), Lucas Calil (PSD), Antônio Gomide (PT), Alysson Lima (Republicanos), Adriana Accorsi (PT), Gustavo Sebba (PSDB), Helio de Sousa (PSDB), Lêda Borges (PSDB) e Talles Barreto (PSDB).

A PEC acolhe a emenda do líder do Governo no Legislativo goiano, Bruno Peixoto (MDB), que propõe mudanças na aplicação de recursos da Educação, por incluir a verba destinada à Universidade Estadual de Goiás (UEG) dentro dos 25% do orçamento do Estado destinados à Educação. A emenda atende a uma solicitação do governador Ronaldo Caiado (DEM).  

O líder do governo disse que a aprovação da PEC é uma vitória do Governo, e que esse momento representa a consolidação da base. “Muitos questionavam se tínhamos ou não base, e agora está provado. Nós temos 30 votos na nossa base. Uma base extremamente consolidada, as galerias aqui estavam lotadas, muitos diziam que essa PEC poderia trazer prejuízo, mas ela não traz prejuízo para a Educação básica, não traz prejuízo para a UEG. Pelo contrário, vai ter agora índices reais. Tenho clareza que a base está consolidada, responsável e de mãos dadas com o Governo do Estado. O projeto é importante para o Estado, é um projeto de Estado e não de Governo”, concluiu o líder.

A deputada Leds Borges (PSDB) confirma que a oposição que vai entrar na Justiça contra a PEC da UEG, inclui os 2% da universidade nos 25% da educação básica estadual. “Entendemos (ser) inconstitucional, que é a diminuição de um percentual mínimo de investimento na educação básica. Portanto, a nossa intenção é essa sim”, conclui. 

Confira como foi a votação em primeiro turno ontem (10)