O presidente da Assembleia Legislativa, Helder Valin, assinou convênio na Assembleia Legislativa, com o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira, e os prefeitos de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), e de Senador Canedo, Misael Oliveira (PDT), para implantação do programa Cidadão Participativo Itinerante.

Por meio desse convênio, um ônibus caracterizado com as cores do programa, mantido pelo legislativo estadual, vai visitar escolas, universidades e entidades, levando aos estudantes e cidadãos em geral a oportunidade de fazer denúncias, criticas e sugestões por meios de tablets, smartphones e computadores que serão disponibilizados.

Segundo o presidente da Assembleia, Helder Valin, o Cidadão Participativo será um grande instrumento de trabalho para a população. “Todos nós estamos vivenciando o anseio do povo com essas manifestações, existem demandas e os poderes não estão atuando com destreza. Temos agora a oportunidade de adquirir conhecimento e partilhar a informação. Devemos nos organizar para resolver o maior problema das gestões que é o distanciamento com a sociedade”, advertiu.

Os dados coletados serão triados e encaminhados para as comissões temáticas da Assembleia Legislativa e vão embasar projetos de lei, audiências públicas e poderão ser encaminhados também ao Poder Executivo. O cidadão vai receber um número de protocolo e por meio dele vai poder acompanhar as providências tomadas.

O programa elaborado pela Diretoria de Tecnologia de Informação da Assembleia está disponível no endereço http://al.go.leg.br/cidadaoparticipativo e também por aplicativos no iPhone e Android.