Foto: Reproção/USP

Profissionais assistentes sociais de todo o País elegem nesta semana as novas direções do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Assistentes Sociais. A eleição começa nesta terça-feira (10) e vai até quinta (12). Podem votar assistentes sociais com inscrição regular no CRESS e o pagamento das anuidades em dia.

A edição deste ano conta com uma novidade: pela primeira vez, haverá voto online – cada assistente social poderá votar de seu computador. Em Goiás, há cerca de 7 mil assistentes sociais, cerca de 4,5 mil com o registro profissional em dia. Podem votar assistentes sociais com inscrição regular no CRESS e o pagamento da anuidade em dia.

Para o Conselho Federal de Serviço Social – CFESS concorre a chapa única “Melhor ir à luta com raça e classe em defesa do Serviço Social”. Em Goiás, disputa o processo a chapa única “Resistir e Avançar na Luta”, liderada pela assistente social e conselheira municipal de saúde, Nara Costa.

Na carta-programa, entre as propostas, o coletivo quer assegurar a direção social e política contida no seu compromisso com o conjunto da classe trabalhadora, da qual se reconhece como parte. 

No documento, a chapa analisa ainda as adversidades para a “questão social”, e denuncia o que chamou de “face destrutiva da produção capitalista, o modelo neoliberal adotado pelo atual governo com as suas consequências e características: a escalada perversa da violência, a disseminação de ódio, do preconceito e da discriminação, além da apropriação do fundo público pelo setor privado”.

A chapa que disputa o CRESS Goiás denuncia também o que considera “retrocessos, para assistentes sociais, nos campos trabalhista e social, resultantes da crise do capital que gera precarização do trabalho e redução de espaços ocupacionais, substituídos pelos espaços temporários, por meio da terceirização e até da quarteirização”.

“Não podemos nos calar diante da naturalização da desigualdade, da fome, da militarização do conjunto da vida social e da desresponsabilização do Estado”, destaca Nara Costa.

Clique e saiba mais sobre a eleição deste ano