Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Em um duelo em que poucos detalhes davam o Brasil como favorito na partida, o ataque da seleção canarinho fez a diferença e eliminou os argentinos da Copa América 2019, na noite desta terça-feira (2), no Mineirão, pela semifinal do torneio. Com gols de Gabriel Jesus e Firmino, em dois lances em que um deu assistência ao outro, a equipe de Tite avançou à final da competição continental, pela 20ª vez na história.

Com o resultado, a Argentina vai disputar o terceiro lugar no sábado (6), na Arena Corinthians, às 16h. O Brasil aguarda o vencedor de Chile x Peru, que se enfrentam nesta quarta-feira (3) às 21h30 na Arena do Grêmio em Porto Alegre-RS. A grande final será no domingo (7), no Maracanã, no Rio de Janeiro, às 17h.

O jogo

Um primeiro tempo digno de Brasil e Argentina, com correria, intensidade, brigado e sem tempo para respirar. Após 11 minutos relativamente mornos, Paredes tenta derrubar a defesa brasileira, mandando uma bomba da intermediária, e quase surpreende Alisson, que vê a bola passar perto do travessão. Aos 16’, Philippe Coutinho recupera a bola no meio-campo e lança Gabriel Jesus, que invade a área, não finaliza e acaba sendo desarmado pela zaga argentina.

Mas dois minutos depois, enfim brilhou a estrela do camisa 9. Daniel Alves aplica um lençol em Acuña na meia-direita, dá um corte seco e deixa Paredes no chão, dá um toque sutil para Firmino em velocidade pela direita, que cruza rasteiro na medida para Gabriel Jesus completar livre para o gol.

Depois disso, só deu Argentina. Aos 29’, Messi cobrou falta na meia-direita e Agüero subiu sozinho entre os defensores para cabecear e acertar o travessão de Alisson, que se esticou todo mas não achou nada. Aos 35’, o camisa 10 puxou contra-ataque pela direita e lançou para o camisa 9, que invadiu a área e chutou forte, mas ela explodiu em Marquinhos.

No segundo tempo, a partida ganhou ainda mais emoção, isso porque a Argentina continuou gostando do jogo e criando mais chances. Logo aos 4’, Martínes girou bonito na entrada da área e bateu de canhota, para defesa segura de Alisson. Aos 10’, Gabriel Jesus fez um salseiro na entrada da área e deixou a bola limpa para Philippe Coutinho, que pegou mal e bateu sobre o gol de Armani.

Dois minutos depois, Martínez domina no peito e ajeita para Messi, que entra em velocidade na área e chuta na trave direita de Alisson. Aos 20’, o camisa 10 cobrou falta da meia-esquerda e o goleirão do Brasil subiu bem para pegar a bola no ângulo, sem rebote.

Aos 25’, o Brasil fechou o caixão argentino. Gabriel Jesus brigou no meio, ganhou da marcação, invadiu a área e tocou para Firmino, que só teve o trabalho de empurrar para as redes, retribuindo o presente do primeiro tempo, e eliminando os hermanos. 

FICHA TÉCNICA

Jogo: Brasil 2×0 Argentina (Semifinal)

Data/horário: 02/07/2019 às 21h30, hora de Brasília.

Local: Estádio Mineirão, Belo Horizonte-MG.

Arbitragem

Árbitro: Roddy Zambrano (EQU)

Assistentes: Christian Lescano (EQU) e Byron Romero (EQU)

Opera o VAR: Leodán González (URU)

Gols

Brasil: Gabriel Jesus (18‘1T) e Firmino (25‘2T)

Cartões amarelos

Brasil: Daniel Alves (39’1T) e Allan (36‘2T)

Argentina: Tagliafico (8‘1T), Acuña (39’1T), Foyth (11‘2T), Martínez (12’2T), técnico Lionel Scaloni (29’2T), Di María (36’2T) e Agüero (48’2T)

Escalações

Brasil: Alisson, Daniel Alves, Alex Sandro, Thiago Silva, Marquinhos (Miranda), Casemiro, Arthur, Philippe Coutinho, Gabriel Jesus (Allan), Éverton (Willian) e Firmino. Técnico: Tite.

Suplentes: Cássio, Ederson, Fagner, Miranda, Éder Militão, Filipe Luís, Allan, Fernandinho, Lucas Paquetá, Willian, David Neres e Richarlison.

Argentina: Armani, Foyth, Pezzela, Otamendi, Tagliafico (Dybala), Acuña (Di María), Paredes, De Paul (Lo Celso), Messi, Martínes e Agüero. Técnico: Lionel Scaloni.

Suplentes: Marchesín, Musso, Saravia, Pereyra, Di María, Funes Mori, Casco, Pizarro, Rodríguez, Suárez, Lo Celso e Dybala.

Presentes: + 55.000.

Pagantes: 52.235.

Renda: R$ 18.744.445,00.