No Soul desta quarta-feira (15), Lívia Baylão e o psicoterapeuta cognitivo comportamental Vinicius Xavier conversam sobre como a dependência vai muito além da química. O especialista explica que a dependência é uma relação que um indivíduo estabelece com uma substância estranha ao próprio corpo, mas que ele a assimila a si, e passa a buscá-la com o intuito de obter prazer.

“Um exemplo é uma droga bastante utilizada, que é o café. O café tem cafeína e o nosso corpo não produz cafeína. Porém, ao consumirmos café, nós vamos ficar de tal forma estimulados e o nosso cérebro vai se adaptar tanto aquela substância que ele vai passar a pedir e se tornar dependente da mesma e nós vamos então buscar o consumo do café, e assim é com outras substâncias”, diz.

A dependência química ocorre com bebida alcoólica, drogas ilícitas e acontecem dependências com substâncias como a nicotina, caso do cigarro. Mas para além da dependência química, Xavier aponta a dependência em hábitos como comer e comprar. “Nós entramos em contato com essas substâncias ou atividades e o nosso cérebro reage liberando substâncias provocadoras de satisfação, prazer e tranquilidade. Uma delas, por exemplo, se chama dopamina”, conta.

Soul

Comprar e comer são atividades que liberam essa substância do prazer e se feitas sem equilíbrio causam dependência. “Nós nos tornamos sensíveis a essas atividades e buscaremos repeti-las para que haja a liberação da dopamina. Em outras palavras, nós vamos fazê-las para que haja liberação do prazer”, explica.

Assista a entrevista completa com o psicoterapeuta Vinicius Xavier no Soul desta quarta-feira (15), às 20 horas, pelo canal da Sagres TV 26.1. Bem como na Rádio 730 AM ou pelo canal do YouTube do Sistema Sagres. Não perca!

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 3 – Saúde e bem-estar.

Confira edições anteriores