A dupla Atlético e Goiás monopolizou a conquista de títulos do Campeonato Goiano nos últimos seis anos. Nesta década, venceram os esmeraldinos ou venceram os rubro-negros. Em 2015, os prognósticos iniciais eram de que o feito se repetiria. A possibilidade ainda não está descartada, mas sem dúvida os clubes do interior tem uma oportunidade rara na história recente do futebol em Goiás.
O atual campeão Atlético até o momento se arrasta na competição. O time rubro-negro tem um desempenho técnico pífio. O Dragão venceu apenas duas vezes em sete jogos, e graças a falhas clamorosas dos goleiros adversários.
O outro grande candidato ao título, o Goiás, também decepciona. Os grandes referenciais da equipe não conseguem repetir o futebol das últimas temporadas, os reforços não reforçaram e os pratas da casa que tiveram oportunidade estão deixando a desejar.
Com Goiás e Atlético enfraquecidos, os clubes do interior têm real oportunidade de levantar o título estadual. Quem quiser chegar lá não pode errar, não pode amarelar, precisa encontrar bons e pontuais reforços e não custa nada torcer para que os clubes de Goiânia não consigam reagir.
Rubro-negros e esmeraldinos tem mais possibilidades de buscar bons reforços, até porque tem orçamentos superiores aos dos rivais interioranos. Mas até o momento não conseguiram transformar a vantagem financeira em superioridade dentro do campo.
Anapolina, Itumbiara, Goianésia, Aparecidense, Trindade a hora é agora. O cavalo está arriado, parado na sombra, esperando um cavaleiro esperto, competente, corajoso e disposto a fazer história ao montá-lo.