Foto: Paulo Marcos/ACG

Ontem (14), o Atlético goleou o Goiás por 3 a 0, no Estádio Olímpico. Foi a vitória da eficiência. O Dragão teve 3 oportunidades de gol e concretizou as 3. Já o Goiás não teve a mesma competência. Quando finalizou bem parou no goleiro Kozlinski que fez 4 defesas boas. Com a vitória, o rubro-negro colocou a mão na taça. No próximo domingo só não fará a festa de campeão se não comparecer ao estádio.

O Atlético cresceu na hora certa. O técnico Wagner Lopes acertou o time. O conjunto atleticano é muito forte. A equipe tem esquema. Joga fácil. Vários jogadores estão atuando bem. Méritos da diretoria e do treinador. O presidente Adson Batista continua dando de chinelo nos concorrentes. Com poucos recursos contratou jogadores interessantes. Em pouco mais de 10 anos comandando o futebol do Atlético, poderá comemorar no próximo domingo, o seu quinto título de campeão estadual. Já o técnico Lopes organizou o time em todos os setores. O time vem de 9 vitórias consecutivas como mandante.

Do outro lado, o Goiás vem perdendo rendimento. O técnico Maurício Balbieri não consegue dar respostas positivas. O time dele estagnou. Tem apenas uma jogada manjada: a ligação direta dos zagueiros para os atacantes. A desconfiança sobre a competência da equipe vem desde a eliminação da Copa do Brasil diante do CRB, em pleno Estádio Hailé Pinheiro. As cobranças aumentam a cada jogo e o treinador esmeraldino não apresenta nenhum repertório novo. Não reage. O esquema é o mesmo. Regído, limitado, sem criatividade. Somando-se à apatia do treinador vem a indolência de alguns jogadores como Sidão, Rafael Vaz, Marlone, Brenner, Brandão, Renatinho e Marcinho. Atletas de bom comportamento, mas que tecnicamente não resolveram o problema de nenhum time por onde passaram.

Diante deste quadro, a perspectiva de reverter a desvantagem de 3 gols na decisão do goiano é pequena. Projetando o futuro, a diretoria esmeraldina terá de rever o planejamento para o campeonato brasileiro da série A. Não é preciso esperar mais. O time é fraco para disputar o Brasileirão!

Já o virtual campeão goiano de 2019, o Atlético tem um time bom inclusive para o Brasileiro. Vai precisar de pequenos ajustes para tentar o bicampeonato da Série B.