Além de celebrar a melhor campanha de sua história na Série A do Campeonato Brasileiro, o Atlético Goianiense também tem motivos para comemorar quando o assunto é categorias de base. Em 2021, o rubro-negro acumulou títulos estaduais nas categorias sub-13 e sub-15, além de ter disputado o Campeonato Brasileiro para atletas sub-17 e sub-20.

“O balanço que nós fazemos é positivo, nós conquistamos três títulos, com o sub-15 e o sub-13 duas vezes e captamos vários atletas de qualidade que têm projeção futura dentro do clube. Foi um ano que conseguimos títulos, chegamos em três finais, fizemos uma boa campanha no Campeonato Brasileiro sub-17 e a tendência no ano que vem é só melhorar com as captações que fizemos. Esperamos que 2022 possa ser um ano tão vitorioso quanto 2021”, analisou o coordenador da base atleticana, Wendel Batata.

Leia também – Elenco do Atlético-GO se apresentará em dois grupos para início da pré-temporada

As conquistas são um avanço para o clube, que há alguns anos não destinava recursos para a revelação de novos jogadores e passou um longo período sem disputar competições nacionais. Até por isso o presidente Adson Batista faz um balanço positivo da temporada e afirma que o Dragão está ‘no caminho certo’ para o crescimento de sua base.

“O Atlético-GO tem um sub-13 muito bom, o sub-15 também, foi campeão nas duas categorias. No sub-17 foi vice-campeão, mas tinha condição de ganhar, é porque menino tem dia que sente. Tem jogador experiente que alguns jogos não corresponde ao que você quer, ainda mais os jovens. Mas está no caminho certo, com os objetivos traçados e evoluindo a todo momento”, destacou o dirigente atleticano.

Estrutura

Mas o bom momento não é vivido somente dentro de campo. Fora dele, a diretoria tem investido para ampliar sua estrutura. As principais áreas beneficiadas são o Centro de Treinamento Três Ilhas, na região noroeste da capital, onde o clube tem uma parceria com um sócio-proprietário, e também o CT que será construído em Aparecida de Goiânia.

Esta última área, no Jardim Buriti Sereno, tem 64 mil metros quadrados, já foi murada e a terraplanagem também já foi concluída. Esses primeiros passos da obra custaram mais de R$ 1 milhão e a construção está estimada em mais de R$ 20 milhões quando for finalizada. Apesar dos investimentos, o local ainda não tem data para começar a ser utilizado.

Negociações

Mas não são somente os títulos que estão nos planos do Atlético-GO para a base. O clube busca, acima de tudo, revelar jogadores e negociá-los. Até por conta disso, nos últimos anos vem implementando a filosofia de ‘espalhá-los’ por diversos clubes do futebol brasileiro.

O rubro-negro negocia uma porcentagem, o atleta fica em uma ‘vitrine’ maior, vira um ativo para o futuro e pode se tornar uma renda interessante em caso de alguma negociação. Os casos mais recentes são do zagueiro Renato, negociado com o Corinthians, e o lateral esquerdo Jonathan, que está no Internacional. Nas duas negociações o Atlético-GO permaneceu com 50% dos direitos econômicos dos jovens jogadores.

Copa São Paulo

A primeira competição oficial que o Atlético Goianiense disputará em 2022 será a Copa São Paulo de Futebol Júnior, que nesta edição permitirá atletas de até 21 anos. Por conta da pandemia, nesta temporada o torneio foi cancelado e para dar oportunidade aos jogadores que ‘estouraram’ a idade dos 20 anos, o regulamento foi alterado.

A equipe atleticana será comandada pelo técnico Rogério Corrêa e estará no Grupo 27 com sede na cidade de Mauá, enfrentando os donos da casa, o Mauaense e também o Volta Redonda-RJ. A estreia será no dia 4 de janeiro contra o time carioca.

Entre as novidades para essa Copa São Paulo está a presença de atletas mais jovens, como o atacante Daniel, de apenas 17 anos e que é tratado como uma grande promessa para o futuro.

“Fizemos alguns amistosos de preparação e vamos usar muitos jogadores novos, que nasceram em 2004 e foram atletas do time sub-17 esse ano e até do ano de 2005. Nossa filosofia é essa, de levar jogadores mais jovens para a Copa São Paulo para poder dar minutagem nacional para eles. É uma Copa São Paulo com vários talentos e jovens”, frisou Wendel Batata