O Atlético foi rebaixado matematicamente para a Série B do Campeonato Brasileiro com quatro rodadas de antecedência. Depois da derrota para o Corinthians por 2 a 0, a equipe não tem mais chances de sair da zona da degola e confirmou sua queda na 34ª rodada da competição.
Até o momento, o time conseguiu apenas cinco vitórias em todo o campeonato, com mais oito empates e 21 derrotas. Essa é a segunda pior campanha na história do Brasileirão desde a época que passou a ser disputado por pontos corridos. A pior pertence ao América-RN em 2007, quando a equipe potiguar confirmou o rebaixamento com sete rodadas de antecedência.
A era dos pontos corridos começou em 2003, e desde então foram dez edições de Campeonato Brasileiro contando com o de 2012. Em ordem cronológica, os primeiros rebaixados de cada ano foram Bahia, Grêmio, Brasiliense, Santa Cruz, América-RN, Ipatinga, Sport, Grêmio Prudente, Avaí e Atlético-GO.
O Bahia, o Brasiliense e o Ipatinga caíram na última rodada. Grêmio, Santa Cruz, Sport e Grêmio Prudente rebaixaram com três rodadas de antecedência. Quando o Avaí caiu ainda faltavam duas rodadas para terminar a competição. O Atlético-GO foi com quatro rodadas e o América-RN ainda restavam sete jogos.