Neste domingo (9), serão realizados os jogos de volta das semifinais do Campeonato Goiano de 2021. De um lado, no estádio Antônio Accioly, às 18h30, o Atlético Goianiense tenta a virada sobre o Grêmio Anápolis, que venceu no Jonas Duarte por 1 a 0. Antes, às 16h, no Annibal Batista de Toledo, Aparecidense e Vila Nova definem o outro finalista após empate por 1 a 1 no Onésio Brasileiro Alvarenga.

Quem serão os finalistas do Goianão 2021? Confira as opiniões da equipe esportiva da Sagres

Independente do vencedor em ambos os jogos no domingo, o Goianão terá uma final inédita nesta temporada. Clubes mais tradicionais envolvidos na semifinal, Atlético e Vila Nova nunca protagonizaram uma decisão exclusiva, embora tenham realizado jogos históricos no torneio em outros formatos. Enquanto a Aparecidense tenta a sua terceira finalíssima depois dos vices de 2015 e 2018, o Grêmio Anápolis busca uma final inédita.

Em 1970, após empate por 0 a 0 no Olímpico, e a defesa histórica de Pedro Bala, o Atlético defendeu a sua liderança e se sagrou campeão goiano. Em um ano bastante movimentado, ficou um ponto na frente de Vila Nova e Goiânia, este, inclusive, invicto no torneio. Em 1979, os vilanovenses deram o troco nos atleticanos também com um empate sem gols na última rodada do hexagonal final, assegurando a liderança e o título.

Os últimos confrontos entre Atlético e Vila Nova aconteceram em 2019, com direito a embates nervosos no Goianão. Na ocasião, os rubro-negros triunfaram na semifinal após vitória por 2 a 0 e empate por 1 a 1. Empatados com 15 títulos estaduais, se os colorados não vencem o torneio desde 2005, os campineiros buscam um tricampeonato inédito na sua história depois dos títulos nas últimas duas temporadas.

Outra possível decisão para o Campeonato Goiano é uma inédita final entre clubes do interior. Ao longo de sete décadas, o torneio nunca teve uma decisão sem algum clube da capital como protagonista. Nos anos 1960, Anápolis e Crac foram campeões em cima de Vila Nova e Atlético, respectivamente. O Goiatuba foi soberano sobre os três grandes de Goiânia em 1992, com seis vitórias no quadrangular final. Já em 2004 e 2008, Crac e Itumbiara, respectivamente, derrotaram Vila Nova e Goiás.

Acompanhe as emoções da semifinal do Goianão 2021 na Sagres TV