Em Audiência Pública realizada no auditório da Assembleia Legislativa, o Deputado Lívio Luciano, (PMDB) por iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, promoveu a discussão sobre o alto índice de endividamento da população.
O Parlamentar destacou a importância da abertura de um debate a respeito da questão do desemprego, e acima de tudo chamar a atenção da população para evitar ser tomada pelo consumismo e não dar um passo além das suas condições financeiras.
Ainda de acordo com o Deputado Lívio Luciano, o problema de endividamento não é crítico somente no Estado de Goiás.
“É um problema a nível nacional e todos os Estados vêm sofrendo com isso. Goiás não é diferente”, afirma.
O Membro do Conselho Regional de Economia, Aurélio Ricardo Troncoso Chaves, apontou os bancos como um dos principais responsáveis por levar o consumidor ao endividamento.
Segundo ele, a taxa de juros das instituições financeiras é alta, incluindo as taxas dos cartões de crédito e cheque especial.
Ele ainda dá a dica essencial para o consumidor ter uma vida econômica equilibrada.
“Ter planejamento de compra e planejamento familiar, coisa que mais de 30% da população dos consumidores goianos não tem. Devia ter uma campanha do governo ensinando as pessoas a consumir e saber como usar o dinheiro”.
O Gerente de Pesquisa e Cálculo do PROCON-GO, Gleidson Tomás, relatou que está disponível no site do órgão de defesa ao consumidor uma cartilha de orientação financeira, onde o consumidor pode ter acesso a diversos tipos de orientações financeiras com relação às compras parcelas, aluguéis, entre outras ajudas.
Além disso, o órgão destacou a criação de um núcleo de renegociação entre o consumidor e a instituição financeira, tendo como intermediador um atendente do órgão.
“O Procon está criando um núcleo de renegociação de dívidas, de forma que o consumidor que está numa situação endividada ou supra endividada, o Procon possa realizar esses cálculos. O próprio atendente vai intermediar esse acordo junto com a instituição financeira ou com o estabelecimento que o consumidor possui dívidas”, explica.
De acordo com o gerente, a única exigência do Procon ao consumidor, é que ele participe de um curso que será fornecido de educação financeira, e caso a dívida seja parcelada, que ele não quebre o acordo sob a penalidade de não renegociar a mesma dívida.