O escritor e professor de Roraima, Miranda de Aquino, criou um livro de poesias infantojuvenil em que animais da fauna brasileira são os protagonistas. Intitulado ‘O reino da poesia e a casa de Zezé Maku’, a obra inspira também na flora nacional e faz parte da coleção Literatura de Cordel Infantil. Além disso, as ilustrações são de Cláudio Castro.

Sendo assim, o livro contém poesias leves e metrificadas, que ressaltam a importância da preservação da natureza. Mico-leão-dourado, boto-cor-de-rosa, tamanduá-bandeira são animais típicos da fauna brasileira que protagonizam cada poema da obra. Por ser um livro infantojuvenil, Miranda Aquino acredita que a presença de texto e ilustração facilita o entendimento do púbico.

Nesse sentido, o autor reforça com sua obra a necessidade de conscientização das crianças e adolescentes para as pautas ambientais. “A literatura popular, ou de cordel, é uma chama de inteligência nas crianças, especialmente na formação do caráter. Elas nunca se esquecem desse grito de alerta nessa formação inicial de suas vidas”, defende em entrevista ao Correio Braziliense.

De acordo com Miranda Aquino, ele possui mais de 40 anos de experiência na área de literatura cordel infantil. Para o professor, o livro pode também conscientizar a família, e não somente os jovens. “O contato com o livro físico é o contato com a educação, a magia e o fascínio que a literatura proporciona”, pontua.

Publicação

Miranda de Aquino lançou o livro no último dia 24 de março, no Espaço BDC Cultural, em Brasília. Além disso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Maranhão e Pará também receberam o lançamento.

O autor afirmou que mil cópias foram impressas e pretende alcançar todo o Brasil. Interessados podem encomendar diretamente com o escritor pelo número (95) 9.9903-4727 ou e-mail [email protected].

O reino da poesia e a casa de Zezé Maku foi publicado pela editora Floresta das Letras, tem 36 páginas e pode ser comprado por R$ 50. Além disso, o livro pode ser encontrado em três idiomais, sendo referência escolar em Roraima.

Mestrando em Crítica Literária, membro da Academia de Letras de Roraima (ALR) e da Academia de Letras Artes e Cultura da Amazônia (ALACA), Miranda Aquino publicou dez obras. O autor quer que a educação básica insira seus livros na Educação Ambiental.

*Esse conteúdo está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU 04, 11, 12 e 13:
– Educação de Qualidade
– Cidades e Comunidades Sustentáveis
– Consumo e Produção Responsáveis
– Ação Global Contra a Mudança Climática

Leia mais: