Portaria assinada pela prefeitura de Goiânia, nesta quinta-feira (4), prorrogou o prazo para regularização de licenciamento de táxi em Goiânia para 942 permissionários. Assim, todos os profissionais que estavam com a regularização atrasada ficaram em situação regular, necessária para que o motorista tenha acesso ao auxílio taxista, programa do Governo Federal que começará a ser pago no próximo dia 16 de agosto.

Em entrevista à Sagres, o gerente de Gestão e Controle de Transportes Municipais da SMM, Hugo Nascimento, explicou que com a regularização automática dos motoristas, eles não precisam fazer “absolutamente mais nada para terem acesso ao benefício” e, agora, só precisam aguardar o Governo Federal. “É dever da prefeitura informar ao Governo Federal quais são os taxistas que estão regulares dentro dos municípios. A prefeitura de Goiânia já enviou uma lista com 1.058 taxistas, sendo eles permissionários e condutores auxiliares”.

Assista a entrevista completa:

A partir de hoje (5), a prefeitura tem um novo prazo, que vai até o dia 20 de agosto, para enviar uma nova lista, que vai contemplar esses taxistas regularizados pela portaria. Apesar de 942 taxistas com licenciamento atrasado, que foram regularizados, o gerente afirmou que o total de beneficiados deve ficar em torno de 700 profissionais. “O Governo federal trouxe primeiramente dois filtros. Nós não podemos enviar na lista aqueles permissionários ou motoristas que entraram na profissão depois do dia 31/05 deste ano. O segundo critério é estar regular, por isso a portaria”.

Além disso, o próprio Governo Federal também fará um filtro, com três critérios, após receber as listas das prefeituras. Não receberão o benefício pessoas aposentadas por invalidez e motoristas com a CNH vencida. Além disso, o governo também cruzará os dados para identificar pessoas que morreram. “Os que estão aptos a receber, o governo vai abrir uma conta digital na Caixa e logo deve informar como eles terão acesso aos valores”, concluiu.

Leia mais: