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Rubens Salomão

Avança acordo entre governo e prefeitura para reforma da Avenida Anhanguera

A Avenida Anhanguera passará por reformas. Uma das principais vias da cidade, que integra as regiões leste e oeste está sucateada, asfalto deteriorado, além de inúmeras salas de comércio fechadas ao longo do percurso. A intenção não é apenas de promover uma reforma física, mas adotando ações (que ainda estão sendo construídas) para recuperar economicamente a Avenida em toda a extensão.

No projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2022, a prefeitura da capital indicou a previsão de R$ 95 milhões para a execução da obra que integra o programa Goiânia em Nova Ação que prevê investimentos de mais de R$ 2 bilhões no conceito de Cidade Inteligente. A Sagres antecipou o assunto em entrevista com o secretário de Finanças, Geraldo Lourenço na última terça-feira (3).

Em entrevista à Sagres, a secretária de Relações Institucionais Valéria Pettersen, informou que há estudo em andamento e que o atual formato da Avenida Anhanguera é prejudicial ao desenvolvimento econômico.

“O prefeito Rogério Cruz nos solicitou um estudo detalhado porque parte da avenida quem cuida é o Estado e parte é a Prefeitura. Hoje o formato prejudica o comércio de toda a avenida, estamos fazendo estudos no sentido de dar vida, estamos trabalhando com os empresários uma nova proposta para o Centro de Goiânia, com o Jóquei Clube respeitando o que o Iphan tem orientado, mas dando novas oportunidades, que era uma avenida viva e com todo o comércio”, afirmou.

Desdobramentos

A coluna informou no dia 15 de julho reunião entre o governador Ronaldo Caiado (DEM) e o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) para tratar do assunto. O Estado ainda avalia as condições em que pode integrar o projeto. Em fevereiro deste ano, o Município de Goiânia foi condenado pela Justiça a realizar manutenção definitiva no asfalto da Avenida Anhanguera, local por onde circula toda a linha do Eixo Anhanguera. O tema foi travado por anos na Justiça.

Eixo Anhanguera

Sobre o Eixo Anhanguera vale ressaltar a intenção do Estado em devolver a concessão da Metrobus para a Prefeitura de Goiânia. O governo pretende privatizar a empresa.

BR-153

A empresa vencedora do leilão da BR-153 no norte goiano e no sul do Tocantins, Ecovias do Araguaia solicitou junto ao IBAMA a autorização de operação e transferência da titularidade da licença ambiental de trecho de 624 km da rodovia entre Anápolis até Aliança do Tocantins. Também houve pedido para assumir a titularidade da autorização ambiental no trecho da BR-080/GO, de 87 km, entre o entroncamento com a BR-414/GO-230, em Assunção de Goiás até o entroncamento com a BR-153.

Justificativa

A titularidade do processo de licenciamento é do interessado responsável pela atividade ou empreendimento objeto do processo, também chamado de empreendedor. A transferência de titularidade do processo, e eventualmente das licenças ambientais já emitidas, se dá quando há alteração prévia da titularidade da atividade ou empreendimento, que foi o caso deste trecho da BR-153 em Goiás.

Obras

A Ecovias venceu o leilão em 29 de abril por um valor de outorga de R$ 320 milhões. O projeto prevê mais de 600 quilômetros de duplicação, 27 quilômetros de faixas adicionais e 89 quilômetros de vias marginais. A concessão é válida por 35 anos.

Retomada

A Secretaria Estadual de Saúde publicou portaria que autoriza a retomada de agendamentos e realização dos procedimentos cirúrgicos eletivos de média e alta complexidade, nas Unidades de Saúde da rede pública, filantrópica e privada em todo o estado de Goiás. As medidas já estão em vigor.

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