Entre as avenidas Independência e Anhanguera, outra grande via se destaca. Com vias largas, amplas calçadas e caminho para diversas partes da cidade, a avenida Paranaíba conecta o Parque Botafogo ao antigo Aeródromo, atual setor Aeroporto.

Goiânia foi planejada pelo engenheiro e arquiteto Atílio Correia Lima. Segundo o professor e historiador, Caius Vinícius Oliveira, a construção da Capital foi resultado da Marcha para Oeste, uma política de modernização brasileira instituída pelo então presidente do país Getúlio Vargas e executada por Pedro Ludovico Teixeira.  

{mp3}Podcasts/2017/novembro/04/caius_01{/mp3}

Dentro deste projeto, a avenida Paranaíba completa a região conhecida como Manto de Nossa Senhora. De acordo com o professor ela foi uma das ruas planejadas para suportar um número maior de veículos.  

{mp3}Podcasts/2017/novembro/04/caius_02{/mp3}

Segundo Caius Oliveira, a via já foi palco de shows e apresentações, além de lembrar a tradição parisiense das cafeterias.

{mp3}Podcasts/2017/novembro/04/caius_03{/mp3}

A Paranaíba também estava próxima à rua 57, onde aconteceu um dos maiores acidentes radioativos do Brasil: o Césio 137. O professor relata que para revitalizar a região, os governantes da época fizeram construções como o Centro de convenções.

{mp3}Podcasts/2017/novembro/04/caius_04{/mp3}

Da repórter Jordanna Ágatha