GABRIEL DOS SANTOS
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Estados Unidos e País de Gales empataram em 1 a 1 na tarde desta segunda-feira (21), no estádio Ahmad bin Ali, em jogo válido pela primeira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Qatar.

Leia mais: Sem Mané, Senegal perdeu!

Timothy Weah, filho do icônico jogador liberiano George Weah, abriu o placar para os EUA. Ele aproveitou bonito passe de Pulisic para deslocar o goleiro Hennessey, abrir o placar e fazer história para a família. O pai jamais conseguiu levar a Libéria para um mundial.

O time norte-americano criou mais chances no primeiro tempo, mas falhou no toque final e assistiram aos galeses inverterem o domínio de bola na etapa complementar.

Bale, de pênalti, empatou para Gales, que retorna à Copa depois de 64 anos. A arbitragem marcou falta na área de Zimmerman em Bale aos 34 minutos do segundo tempo. O atacante galês cobrou com estilo, superou o goleiro Turner e deixou tudo igual. Os europeus ainda criaram chance para virar, mas pararam em Turner.

Assim como Harry Kane na goleada da Inglaterra por 6 a 2 contra Irã nesta segunda, Gareth Bale, capitão de País de Gales, não utilizou a braçadeira de capitão com a mensagem “One Love” e as cores do arco-íris, em apoio à causa LGBTQIA+, proibida pela Fifa. O galês, então, foi a campo com a braçadeira da campanha “No Discrimination” (“Sem Discriminação”, em português), que estava prevista para começar apenas a partir das quartas de final e foi antecipada pela Fifa em meio à polêmica com a faixa arco-íris.

Com o resultado, Estados Unidos e País de Gales terminam a primeira rodada empatados com um ponto na segunda e terceira colocação do Grupo B. A Inglaterra lidera com três pontos, já que mais cedo goleou Irã (o lanterna, com zero) por 6 a 2.

A próxima rodada do Grupo B será disputada na sexta (25). O País de Gales enfrenta o Irã às 7h (de Brasília), enquanto os Estados Unidos jogam contra a Inglaterra às 16h (também de Brasília).
*
EUA
Turner; Sergiño Dest (Deandre Yedlin), Zimmerman, Robinson e Ream; Adams, Musah (Kellyn Acosta) e McKennie (Brenden Aaronson); Pulisic, Weah e Sargent (Haji Wright). T.: Gregg Berhalter

PAÍS DE GALES
Hennessey; Davies, Mepham e Rodon; Neco Williams (Brennan Johnson), Ramsey, Roberts e Ampadu; Wilson, Bale e Daniel James (Kieffer Moore). T.: Rob Page

Onde: Al Rayyan Stadium, no Qatar
Quando: Às 16h desta segunda-feira (21)
Árbitro: Abdulrahman Al Jassim (QAT)
Assistentes: Taleb Al Marri (QAT) e Saoud Almaqaleh (QAT)
VAR:Abdulla Al Marri (QAT)
Gols: Timothy Weah (EUA), aos 35′ do 1ºT. Gareth Bale (GAL), aos 36′ do 2ºT.
Cartões amarelos: Sergiño Dest, Weston McKennie e Tim Ream (EUA). Gareth Bale e Chris Mepham (GAL)