Sagres em OFF
Rubens Salomão

Base e oposição se reúnem para homenagem a Maguito Vilela em Aparecida

A cordialidade marcou o primeiro encontro entre o governador Ronaldo Caiado (UB), o vice Daniel Vilela (MBD) e o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota), depois da disputa eleitoral do ano passado. Os três marcaram presença em homenagem à memória do ex-prefeito de Aparecida e ex-governador Maguito Vilela (MDB), que faria aniversário ontem e cuja morte completou dois anos em 13 de janeiro. A solenidade, organizada pelo prefeito Vilmar Mariano (Patriota) incluiu descerramento de busto, discursos e apresentações musicais.

“Nós precisamos cada vez mais cultivar as pessoas que construíram os estado de Goiás”, considerou Caiado em entrevista coletiva, ao lado de Daniel e Mendanha. “Convivi com ele politicamente. Já tivemos posições contrárias em campanhas eleitorais, mas sou homem que reverencio a ética, moral e transparência com que ele ocupou todos os mandatos. É um gesto extremamente compatível com a expressão política de Maguito Vilela”, disse o governador ao ressaltar que se tratava do primeiro evento público de que participa desde a cirurgia cardíaca a que foi submetido em dezembro.

Caiado e Mendanha se cumprimentaram educadamente por duas vezes: quando se encontraram, ao lado do busto de Maguito, e logo após o discurso do ex-prefeito, no palco do evento. A expectativa por conciliação, no entanto, fica restrita a articuladores governistas. “Eu vou defender aquilo que defendi no momento eleitoral. Faço votos para que ele faça um bom governo, mas no momento oportuno farei meu papel enquanto oposição”, definiu Mendanha em entrevista à imprensa.

Foto: Ronaldo Caiado, Daniel Vilela e Gustavo Mendanha ao lado de busto de Maguito Vilela. (Crédito: Rubens Salomão)

Amizade

Mendanha reafirmou o afastamento com Daniel Vilela, desde a saída do MDB para disputar o governo estadual. “Não temos mais relação, infelizmente. Às vezes a vida tem esses percalços, né? Tenho muito respeito por ele, mas nós não temos mais uma relação pessoal”, define Gustavo.

Nova disputa

Mendanha nega que tenha o objetivo de repetir os passos de Maguito Vilela, que venceu eleição à prefeitura de Goiânia depois de ter gerido Aparecida. “Não passa pela minha cabeça e existe um impedimento legal”, afirma.

Consulta

“O que eu disse é que isso poderia ser mudado por um entendimento do STF, que hoje não permite que nenhum prefeito que finalize seu mandato possa ser candidato a nenhuma prefeitura. Algumas pessoas me perguntaram tecnicamente se poderia fazer uma consulta e mudar o entendimento para quem disputou eleição, mas não passa pela minha cabeça disputar eleição em nenhuma prefeitura do estado de Goiás ou do Brasil”, responde o ex-prefeito.

Foto: Busto de Maguito Vilela na Cidade Administrativa de Aparecida de Goiânia. (Crédito: Rubens Salomão)

Unanimidade

O deputado estadual Bruno Peixoto (UB) definiu acordo com o ex-vice-governador Lincoln Tejota (UB) e conseguiu todas as 41 assinaturas para ser candidato único à presidência da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O último apoio foi oficializado em jantar na noite de segunda-feira (23).

Termos

Lincoln não ocupará cargo na mesa diretora, mas deve comandar a Comissão de Habitação da Casa, além de integrar outros colegiados, como a Comissão de Constituição e Justiça. A eleição interna na Alego ocorre no dia 1º de fevereiro, logo após a posse dos parlamentares eleitos para a 20ª legislatura.

Retorno

O governador Ronaldo Caiado (UB) nomeou Gean Carlo de Carvalho, nesta terça-feira (24), como secretário de Comunicação. Ele volta ao cargo, depois de ter ocupado o posto por três meses até abril de 2022. A nomeação foi publicada no Diário Oficial Eletrônico (DOE), junto da exoneração de Marcos Roberto.

Relação

Gean é tio do vice-governador Daniel Vilela e coordenou o marketing da campanha de Caiado à reeleição.

Comando

O Partido Liberal (PL) em Goiás será comandado pelo senador eleito Wilder Morais (PL). O novo presidente substitui o deputado federal Major Vitor Hugo, derrotado na disputa ao Palácio das Esmeraldas em 2022.

Com mandato

O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro terá ainda em Goiás os deputados eleitos Gustavo Gayer, Professor Alcides, Magda Mofatto e Daniel Agrobom na composição da nova executiva.

Mais lidas:

Leia também: