A 3ª edição da Mostra Teatral “Ex-Machina”, começa nesta terça-feira (13), na Escola do Futuro de Goiás (EFG), em Artes Basileu França. O evento é uma realização do curso técnico em Arte Dramática da unidade e segue até quinta-feira (15).

Durante a mostra serão apresentados espetáculos e mesas-redondas, que conversam diretamente com as reflexões sobre o fazer teatral. O objetivo é compartilhar com o público uma apreciação estética, a partir das percepções de atuação, para elevar a profissionalização dos artistas da cena atual.

A estreia do espetáculo “Piquenique no Front” acontece nesta terça-feira, às 19h30, no palco do Teatro Escola Basileu França. A peça será exibida novamente na quarta-feira (14), nos mesmos horário e local. Ela associa elementos do teatro do absurdo, trabalho físico intenso e imagens sonoras.

A montagem desencadeia críticas e reflexões sobre a banalização da violência e da guerra. O espetáculo é baseado no texto homônimo do dramaturgo espanhol Fernando Arrabal. A classificação é de 12 anos e os ingressos podem ser adquiridos no Sympla.

Na quinta-feira, o Corpo Cênico Basileu França apresenta a peça “Quem Matou Dionísio”, a partir das 17h30, no Grande Hotel. A classificação é livre, e a peça trata de artistas que percorrem as ruas da cidade e, em uma encruzilhada, encontram um oráculo, que lhes revela apenas enigmas. A apresentação é gratuita e pretende criar um diálogo entre artistas, público e a cidade que nos cerca.

O caminho percorrido

O coordenador do curso de Teatro da EFG em Artes Basileu França, Luciano Luc, ressalta que os estudantes-artistas passaram por diferentes vivências, métodos e estilos de interpretação e produção teatral, em 2022. “O caminho percorrido ao teatro profissional, na maioria das vezes, é adaptado para uma dimensão pedagógica cultural, aprendendo através das vivências teatrais, em que cada sujeito tem em seu vínculo a sua história de vida e modos de ser e estar presente no mundo”, completa o coordenador.

A  EFG em Artes de Goiás Basileu França é uma instituição ligada à Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi). Desde 2021, a unidade é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Leia mais:

Pontão de Cultura Cidade Livre realiza 5ª Mostra Internacional de Teatro Comunitário

Secretários de Cultura pedem a Alckmin apoio para prorrogação da Lei Paulo Gustavo

Goiânia recebe Mostra Internacional de Cinema Fantástico