Os espetáculos da 5ª Mostra Latino-americana de Teatro Comunitário, com o tema “Cenas Emergentes: Democracia e Infância”, seguem até dia 13 de dezembro. O evento é realizado no Teatro Cidade Livre, no Jardim Monte Cristo, em Aparecida de Goiânia.
“A escolha do tema veio devido a necessidade de falar sobre ele. São cinco países, mais o Brasil, debatendo sobre o papel da democracia na infância e no desenvolvimento dos nossos cidadãos e cidadãs”, explica o coordenador da mostra, Jefferson Lobato.
Ao todo, serão exibidos 19 espetáculos, sendo cinco internacionais, seis nacionais, cinco goianos e três aparecidenses. Serão ministradas também cinco oficinas cênicas com arte-educadores da Bolívia, Chile, Equador, Colômbia e México. Além disso, será realizada uma mesa de debate com artistas e produtores culturais desses mesmos países.
Democracia e Infância
A presidente da Associação Sociocultural Cidade Livre, Nayara Ferreira, ressalta que o tema foi pensando pelo contexto político atual que o Brasil vivencia. “As violações de direitos que a população sofreu nos últimos quatro anos, que teve como alvo principal o desmonte da cultura e educação, trouxe a necessidade de falar sobre isso. Essas questões afetam diretamente o segundo tema escolhido pela curadoria da Mostra, que é a infância, e pensando em atingir as crianças como público principal do evento houve a união dessas duas temáticas”.
A mostra tem o apoio da Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Governo de Goiás, por meio do Fundo de Arte e Cultura. Os espetáculos e as oficinas da 5ª Mostra Latino-americana de Teatro Comunitário são gratuitos. “A mostra é muito ligada a família e é uma forma de democratização da arte. Nada será cobrado, queremos que as pessoas tenham acesso e passem a consumir arte”, pontua o coordenador da mostra.
Infância e arte
Segundo Jefferson Lobato o ideal é educar desde a infância e com as artes não seria diferente. Por isso, é importante a inserção de crianças no teatro desde cedo. Esse ato desenvolve sentimentos, autoestima, capacidade de representar o simbólico, analisando, avaliando e fazendo interpretações, desenvolvendo habilidades específicas da área das artes.
“É muito difícil educar um adulto para as artes, para gostar de cultura. O nosso objetivo é que as crianças venham e se tornem adultos com a consciência do que é a arte”, ressaltou.
Segundo Nayara Ferreira o teatro é uma ferramenta política educacional de extrema importância no desenvolvimento da infância, seja por meio dos aprendizados físicos ou pela ampliação da visão crítica social que ele proporciona.
“Ter uma casa como a nossa, que possibilita as crianças de regiões mais afastadas dos Centros das Cidades o acesso a esse tipo de ferramenta, de forma completamente gratuita, é um grande manifesto de resistência, diante das poucas políticas públicas que nós, artistas temos à disposição. Isso se trata de uma garantia constitucional, e deveria ser respeitada”, disse Nayara.
AV Mostra Latino-americana de Teatro Comunitário é de extrema importância para a comunidade Aparecidense, que tem a oportunidade de ter acesso à uma gama de ações artísticas de diversas localidades do país e de outros países da América Latina. “É fundamental a participação ativa da população local e goiana para que eventos como esse possam continuar”, frisou.
Leia mais: