Academia de graça, assistência psicológica e flexibilidade. Situações que em um passado não muito distante, principalmente antes da pandemia de Covid-19, eram improváveis em um ambiente de trabalho. Fabiano Filho é estagiário de psicologia do departamento de People & Culture em uma empresa especializada em sistema de gestão fitness em Goiânia, que oferece todos esses benefícios aos seus colaboradores.

“São benefícios que vão além do que o mercado oferece. No Gympass [aplicativo], por exemplo, há uma parceria super estratégica para que a gente possa treinar em academias. Temos um convênio de atendimento psicológico aqui na empresa. Tudo isso possibilita o nosso bem-estar”, afirma Fabiano Filho.

O departamento da Pacto Soluções é responsável por atuar diretamente na cultura e performance comportamental no ambiente corporativo. Ser criativo e participar da apresentação de soluções inteligentes na empresa também fazem parte da realidade de Fabiano Filho na empresa.

Fabiano Filho é estagiário de psicologia do departamento de People & Culture da Pacto Soluções (Foto: Arquivo Pessoal)

“Existe muita abertura para que eu possa trazer ideias. A gente trabalha muito com a criatividade, o que possibilita a nossa atuação aqui e agregar para a nossa organização”, relata.

Envolvimento

Atualmente, a empresa possui 109 colaboradores com idade entre 18 e 27 anos, o que corresponde a 68% do quadro de funcionários. “Nossa empresa possui uma mão de obra muito jovem e muito qualificada. Temos um contato muito próximo com nossos colaboradores, até porque o lema da nossa empresa é ‘a gente se envolve’. Ações são elaboradas pelo time de People buscando fazer essa unificação. São encontros semanais e mensais”, conta o gerente de People & Culture da Pacto Soluções, Fabiano Ribeiro.

Fabiano Filho integra uma realidade dos jovens no mercado de trabalho. Uma pesquisa divulgada pela consultoria americana McKinsey & Company mostra que, no cenário pós-pandêmico, as formas tradicionais de emprego são cada vez menos desejadas por esses trabalhadores.

De acordo com o estagiário, ações como a da Pacto Soluções são fundamentais para a manutenção de colaboradores mais jovens em um ambiente de trabalho saudável.

“A pandemia, na verdade, fez com que fosse uma mola propulsora para continuar no meu curso, estudando cada vez mais o comportamento humano”, constata Fabiano Filho.

Estratégias de crescimento

Fabiano Ribeiro conta que a empresa tem buscado aprimorar as oportunidades de trabalho em meio às mudanças causadas pela pandemia. A flexibilização foi uma dessas melhorias.

“Tivemos que explorar plataformas de vagas, ampliar nossas oportunidades de trabalho 100% remoto. Diante desse cenário, também contratamos algumas plataformas de ensino que são específicas para o treinamento e o desenvolvimento de talentos voltados para a área da tecnologia. Essas ações nos auxiliaram no fechamento dessas vagas”, avalia.

Fabiano Ribeiro é gerente de People & Culture da Pacto Soluções (Foto: Arquivo Pessoal)

O departamento de Growth, responsável pela criação, análise e desenvolvimento de testes e experimentos voltados para melhorias rápidas e contínuas do negócio, também passou a fazer parte da organização.

“Hoje temos alguns cargos que surgiram em função da pandemia. Tivemos que fazer adaptações que foram, inclusive, de encontrar no mercado de trabalho que estivesse aptos a ocupar essas vagas que, de fato, não estava no radar anteriormente. A gente pode citar, por exemplo, agentes de análise de customer service, criamos um departamento de growth para tentar novas estratégias, ideias e produtos dentro da Pacto”, enumera.

Valorização do jovem no mercado de trabalho

O levantamento feito pela McKinsey & Company aponta também que a vontade de trocar de emprego tem crescido entre os funcionários, principalmente entre os mais jovens.

A pesquisa destaca ainda a incapacidade das empresas e líderes em entender o que leva a essa insatisfação, já que optam por soluções temporárias e que não garantem os interesses dos subordinados.

No entanto, segundo Fabiano Ribeiro, ações como as desenvolvidas pela Pacto Soluções ajudam a reverter esse quadro e valorizam a participação dos jovens no mercado de trabalho.

“Temos ações de endomarketing que vão fortalecer a nossa cultura e justamente esse senso de pertencimento, para que tenhamos colaboradores engajados, o ambiente bastante dinâmico e flexível para que estas questões relacionadas a pressão do trabalho sejam reduzidas e, automaticamente, a gente tenha baixa na rotatividade conhecida como turnover”, conclui.

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