(Arte: Goiânia Esporte Clube)

Mesmo sem entrar em campo neste domingo (23), o Goiânia conquistou seu acesso e está de volta à elite do futebol goiano após 11 anos. O Galo foi beneficiado pela vitória do Goianésia, que venceu o Trindade por 1 a 0 e também conquistou sua vaga na primeira divisão de 2019.

O time comandado por Edson Júnior iniciou a rodada precisando de apenas um ponto para conquistar seu objetivo, mas acabou perdendo para o Jaraguá no último sábado (22) por 2 a 1 e adiando o sonho do retorno à série principal do Goianão para este domingo torcendo para que Trindade e Jataiense não vencessem suas partidas.

Após mais uma rodada finalizada, o Goiânia chegou a 22 pontos na quarta colocação e não pode mais ser alcançado pelo quinto colocado que é o time de Jataí que tem apenas 19 e não joga mais na competição. O Goianésia, também com os mesmos 22 pontos, ocupa a terceira colocação, enquanto o Novo Horizonte é o segundo com 24 e o CRAC, campeão, tem 30 pontos.

Na última rodada, que acontece no próximo final de semana, o Galo comemora o acesso contra a Evangélica domingo (30), no Estádio Olímpico, às 15h30. Confira os demais jogos da 5º rodada do 3º turno da Divisão de Acesso 2018:

goiania conquista acesso

História

Fundado no dia 27 de maio de 1938, o Goiânia é um dos clubes mais tradicionais e importantes do estado de Goiás. Ao longo de sua história, conquistou 14 títulos do Campeonato Goiano, incluindo um pentacampeonato de 1950 à 1954. O Galo foi também o primeiro time goiano a conquistar um título à nível nacional, a Copa Brasil Central de 1967.

A última vez que disputou a primeira divisão do campeonato estadual foi em 2007, quando terminou a competição em último lugar com 13 pontos conquistados em 17 partidas.