De fato, o blazer caiu nas graças dos homens. Eles vem sendo cada vez mais requisitados pelos homens na hora de se vestir. Tanto para ocasiões mais formais, quanto para looks mais despojados o blazer se tornou peça indispensável no guarda-roupa do homem moderno.

foto capa blazer
(Foto: Reprodução/Internet)

Casual arrumado

No dia-a-dia, o Blazer dá um toque arrumado ao visual calça e camisa ou calça e camiseta. É uma boa alternativa para quem deseja dar um ar estiloso, sem grandes alterações de visuais nos trajes do dia-a-dia.

É importante compor este estilo com peças mais despojadas, como sapatos esportivos, do tipo sapatênis, camisas menos formais, camisetas, pólo, entre outros. Além disso, prefira blazer em tecidos mais informais como sarja, cotelê e em alguns casos até jeans. Lembre-se sempre de equilibrar a formalidade de todas as peças que está vestindo. Do contrário o blazer, quando comparado às outras peças, pode parecer muito informal para peças mais formais e vice-versa.

suavizando o terno
(Foto: Reprodução/Internet)

Deixa o Tradicional mais leve

Nos ambientes corporativos mais tradicionais, em que normalmente se trabalha de terno e a gravata é indispensável. Ainda assim, é possível suavizar esta imagem alternando as cores das peças do terno. Use alternadamente as peças do seu terno e transforme o paletó num look blazer e calça, diferença que já tratamos em aqui.

Neste cenário, tanto no meio corporativo como em jantares e coquetéis, opte por cores mais sóbrias, como o preto, cinza, marinho e marrom. Assim, o visual ficará mais moderno, dando um ar de sofisticação a quem usa. Tudo isso sem tirar a formalidade quem a ocasião pede.

Há ainda algumas ressalvas a fazer: alternar peças de ternos diferentes que se tenha em casa ajuda a acertar o visual, sem correr o risco de ficar muito informal. Peças de terno tendem a seguir o mesmo padrão de produção. Por isso, evite compor aquela calça de alfaiataria que comprou avulsa com o paletó do terno, para evitar um choque entre o informal com o formal. Esta combinação é possível, somente quando a calça seguir o mesmo padrão do paletó.

Outra detalhe: esta regra não aplica a eventos em que o traje venha discriminado no convite. Neste, caso deve-se seguir a risca. Não é aconselhável também quando a empresa onde trabalha possuir um manual de imagem corporativa, que não permita estas flexibilizações de estilo.

Homem X Passar Camisa
(Foto: Reprodução/Internet)

Escondendo o amassado da camisa

Passar roupa não é, nem de longe, umas das tarefas preferidas do homem. Nem mesmo os modernos. Por isso, o Blazer é uma ótima alternativa para esconder o amassado das costas da camisa, adquirido durante o dia de trabalho. Seja para não parecer desmazelado numa reunião vespertina com clientes ou mesmo quando se tem um compromisso noturno e no happy hour com os amigos. Normalmente, não dá tempo de passar em casa para trocar de roupa. Afinal, é comum nos dias atuais, sair cedo para trabalhar e só voltar anoite.

blazer e bermuda
(Foto: Reprodução/Internet)

Blazer e Bermuda

No Brasil, esta combinação ainda é vista com certa estranheza. Até mesmo os mais acostumados à moda resistem a aderir. Mas, por incrível que pareça, o blazer também pode ser usado com bermuda. Não há qualquer restrição para uso desta composição. Use o espelho e ou bom senso que dará tudo certo.

Leia mais: Qual é a diferença entre blazer e paletó?

Leia mais: Como e quando usar ternos coloridos