Com o crescimento do Bitcoin e de outras criptomoedas, a atenção mudou para o blockchain, a tecnologia que oferece suporte a essas moedas virtuais. A blockchain foi desenvolvida pela primeira vez para suportar criptomoedas, mas agora é frequentemente aclamada por seu potencial de remodelar setores inteiros da economia.

A tecnologia Blockchain é simples de entender em suas raízes. Basicamente, a tecnologia existe como um banco de dados compartilhado preenchido com entradas que devem ser confirmadas por redes peer-to-peer e criptografadas.

É útil imaginá-lo como um documento do Google compartilhado fortemente criptografado e verificado, no qual cada entrada na planilha depende de um relacionamento lógico com todos os seus predecessores e é aceito por todos na rede.

Mas a tecnologia blockchain tem muito mais aplicações em potencial além de apenas servir como combustível por trás do Bitcoin. Prevê-se que os gastos globais com blockchain cheguem a quase US$19 bilhões em 2024, crescendo a uma taxa de crescimento anual composta de cinco anos de 46,4%. Abaixo, descrevemos algumas de suas aplicações emergentes em finanças, negócios, governo e outros setores.

Transações financeiras

O conceito original por trás da invenção da tecnologia blockchain ainda é uma ótima aplicação. As transferências de dinheiro usando blockchain e criptomoedas podem ser mais baratas e mais rápidas do que usar os serviços de transferência de dinheiro existentes. Isso é especialmente verdadeiro para transações internacionais, que geralmente são lentas e caras. Mesmo no sistema financeiro moderno dos EUA, as transferências de dinheiro entre contas podem levar dias, enquanto uma transação de blockchain leva minutos.

Jogos online

Hoje, as blockchains e as criptomoedas vêm sendo usadas até mesmo na indústria dos jogos online, com uma gama enorme de games baseados na tecnologia. Além dos chamados crypto games, ou blockchain games, também é possível utilizar as criptomoedas para desfrutar de jogos mais tradicionais, como o poker (ainda que jogos a dinheiro em plataformas convencionais ainda sejam a forma mais popular do esporte da mente), ou utilizá-las para comprar games em marketplaces específicos.

Mercado financeiro

Foto: Pexels

Os métodos históricos de transações no mercado financeiro tem sido um grande problema para as empresas porque os processos lentos geralmente interrompem os negócios e dificultam o gerenciamento da liquidez. O comércio entre países envolve um grande número de variáveis na comunicação de informações – como país de origem e detalhes do produto – e as transações geram grandes volumes de documentação.

Blockchain tem a capacidade de agilizar os acordos no mercado financeiro e simplificar o processo além das fronteiras. Ele permite que as empresas façam transações mais facilmente umas com as outras além das fronteiras regionais ou geográficas.

Sistema de saúde

Dados de saúde adequados para blockchain incluem informações gerais como idade, sexo e dados de histórico médico potencialmente básicos, como histórico de imunização ou sinais vitais. Por si só, nenhuma dessas informações seria capaz de identificar especificamente qualquer paciente em particular, o que permite que ela seja armazenada em uma blockchain compartilhada que pode ser acessada por vários indivíduos sem preocupações indevidas com a privacidade.

À medida que os dispositivos médicos conectados especializados se tornam mais comuns e cada vez mais vinculados ao registro de saúde de uma pessoa, o blockchain pode conectar esses dispositivos a esse registro. Os dispositivos poderão armazenar os dados gerados em um blockchain de assistência médica e anexá-los aos registros médicos pessoais. Um problema-chave atualmente enfrentado por dispositivos médicos conectados é o isolamento dos dados que eles geram – mas o blockchain pode ser o elo que une esses silos.

Mercado imobiliário

Imagem: Cryptoslate

O proprietário médio vende sua casa a cada cinco a sete anos, e a pessoa média se mudará quase 12 vezes durante sua vida. Com movimento tão frequente, o blockchain certamente poderia ser útil no mercado imobiliário. Ele agilizaria as vendas de imóveis verificando rapidamente as finanças, reduzindo fraudes graças à sua criptografia e oferecendo transparência em todo o processo de venda e compra.

Eleições

Se as informações de identidade pessoal forem mantidas em uma blockchain, isso nos coloca a apenas um passo de também poder usar a tecnologia blockchain em eleições. O uso da tecnologia blockchain pode garantir que ninguém vote duas vezes, apenas os eleitores qualificados possam votar e os votos não possam ser adulterados. Além disso, pode aumentar o acesso à votação tornando-a tão simples quanto apertar alguns botões em seu smartphone. Ao mesmo tempo, o custo de realizar uma eleição diminuiria substancialmente.

A tecnologia Blockchain também tem a capacidade de tornar o processo de votação mais facilmente acessível, melhorando a segurança. Os hackers não seriam páreo para a tecnologia blockchain, porque mesmo que alguém acessasse o terminal, eles não seriam capazes de afetar outros nós. Cada voto seria atribuído a um ID e, sendo impossível criar um ID falso, os funcionários do governo poderiam contabilizar os votos de forma mais eficiente e eficaz.