O Campeonato Brasileiro da Série D começa no próximo final de semana, com a participação de três clubes goianos: Goiânia, Aparecidense e Goianésia.

O Goiânia vai ao Espírito Santo enfrentar o Real Noroeste, o Goianésia também joga no Espírito Santo contra o Vitória e a Aparecidense estreia em casa contra o Operário de Várzea Grande-MT.

Avaliar a chance de cada um é tarefa difícil. Primeiro porque os três disputam a competição com elencos modestos e depois porque conhecemos muito pouco dos adversários. Mas uma coisa precisa ficar clara: a importância da competição.

A Série D é a porta de entrada para as competições nacionais. Só se chega as Séries B e A, onde existem compensações financeiras, se houver o acesso da D para a C, da C para a B e naturalmente da B para a A. Todo time que tem planejamento de crescimento precisa entrar na Série D buscando o acesso.

Nos casos dos três goianos, a Aparecidense vem cumprindo bons campeonatos regionais, já participou e fez bonito na Copa do Brasil, quando passou de fase vencendo o Botafogo do Rio e tem bagagem para buscar o acesso.

Em Aparecida de Goiânia o poder público auxilia o Clube, indo, através da Secretaria Municipal de Esporte, que tem como titular Jeferson Aragão, ao setor produtivo, solicitar investimento em publicidade na equipe e este modelo tem dado muito certo. Por isto as boas campanhas aqui citadas.

O Goianésia é time tradicional de uma das regiões mais ricas do interior de Goiás, o Vale do São Patrício. Também tem feito boas campanhas no regional, tem ajuda do setor produtivo e precisa sonhar mais alto, para entrar no roteiro do futebol brasileiro em nível nacional ,e o Goiânia que está ressurgindo e pensa em se transformar em Clube Empresa, só ressurgirá de fato se conquistar seu espaço no cenário nacional.

Muda tudo no Clube quando ele está no cenário nacional: seus jogadores são mais valorizados nas bolsas de negociações, os patrocínios vêm mais facilmente e com melhores valores e a cooptação de jogadores por empréstimo junto aos grandes clubes e empresários ricos também fica facilitada.

Vamos torcer para que Goianésia, Aparecidense e Goiânia comecem bem a Série D e consigam o acesso para a Série C em 2021.