Com a chegada do Henan para o Vila Nova, morre mais uma vez o assunto do retorno do atacante Pedro Júnior, revelado pelo próprio Clube, que está no futebol do exterior. Digo mais uma vez porque este é um ato contínuo no Vila: sempre que o time está com problemas no ataque surge o assunto do retorno do atleta, de duas boas passagens pelo Onésio Brasileiro Alvarenga e dono de muito prestígio entre os vilanovenses.

Naturalmente, quem falar que um atacante com a experiência e capacidade do Pedro Júnior não resolve o problema do Vila Nova, ou de qualquer outra equipe da Série C, está divagando. Pedro Júnior seria peça desequilibradora para os adversários em qualquer equipe e no Vila Nova, onde foi criado, ainda mais. Mas é um jogador caro e o Tigrão passa por sérios problemas financeiros herdados pela atual diretoria, da diretoria anterior.

O presidente Hugo Jorge Bravo disse que não existe possibilidade do Vila Nova sair do seu planejamento orçamentário para realizar qualquer contratação e ele está corretíssimo. Esta é a única forma do Clube se reequilibrar economicamente, para voltar a ter crédito e operar com maior facilidade na bolsa de negociações esportivas.

Mas a contratação feita para o lugar do sonhado Pedro Júnior, resolve. Henan é um belíssimo atacante, com passagens por alguns clubes da Série B, com destaque e com muitos gols. Jogador rápido, que finaliza com qualquer um dos pés, boa impulsão e elogiado pelo comportamento fora de campo.

Na primeira entrevista dada, como jogador do Vila Nova, Henan afirmou que está acima do nível dos atletas considerados de Série C e ele tem razão – seu currículo mostra isto. A afirmativa prova que o atacante não está com medo de fazer o compromisso com o torcedor de resolver a falta de um homem definidor de jogada no ataque.

A afirmação não foi feita de forma jocosa, mas realista. Tanto que ele disse também que o Vila Nova não é Clube para frequentar a Série C, está lá por força das circunstâncias, mas que precisa voltar neste ano para a Série B e eu concordo com ele. O Vila Nova é o grande Clube da Série C e a consciência que o Henan tem precisa contagiar todo o elenco e comissão técnica.

O Vila não pode ser um participante da Série C, mas um competidor por uma das vagas de acesso. Analisando o elenco todo, a gente chega à conclusão que o time montado tem todas as condições de buscar este acesso. Foram trazidos jogadores jovens com bom grau de competitividade, mesclados aos experientes com perfil de responsáveis.

Vários jogadores atuam em mais de uma posição, o que dá condições para o treinador alterar o esquema tático dentro do jogo, sem precisar trocar peças. Mesmo diante desde novo normal que tira dos estádios uma das maiores forças do Vila Nova, a torcida, eu acredito no acesso.