Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Subiu para 64 o número de casos suspeitos de sarampo no estado de Goiás. O número foi divulgado nesta quarta-feira (4) em boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). 

Segundo o levantamento, dos casos suspeitos, 35 foram descartados e 26 seguem em investigação. Três foram confirmados, sendo um em Alto Paraíso e dois em Goiânia. Com a volta da circulação do vírus do sarampo no País, a SES-GO executa um Plano de Contingência da doença no território goiano. 

Em 2019, segundo a Pasta, as ações foram atualizadas e entre as atividades desenvolvidas estão o incentivo à vacinação de forma seletiva de pessoas não vacinadas, conforme recomendações do Ministério da Saúde  – inclusive com atualização do cartão de vacinas de profissionais de saúde -, monitoramento e bloqueio vacinal dos contatos de casos suspeitos em tempo oportuno de até 72 horas, qualificação para atualizar os profissionais que atuam na rede de saúde sobre a doença, empenho do laboratório de referência (Lacen-GO) em liberar os resultados dos exames laboratoriais no menor tempo possível, entre outras. 

Clique para ter acesso

boletim

Ministério da Saúde 

Até agora, o Ministério da Saúde recebeu a notificação de 20.292 suspeitas da doença, das quais 2.109 foram descartadas. O restante ainda está sob investigação. Os casos confirmados estão concentrados em 13 estados, sendo a maioria, 98,37%, no estado de São Paulo (2.708), seguido do Rio Janeiro (15), Pernambuco (12), Distrito Federal (3), Goiás (3), Paraná (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Bahia (1), Sergipe (1), Santa Catarina (7) e Piauí (1).