A partir deste mês de agosto a prefeitura municipal de Goiânia não mais enviará boletos referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para as residências dos contribuintes.

A medida, adotada pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), visa à familiarização por parte do cidadão com o sistema da prefeitura pela internet, pelo qual o contribuinte pode fazer a emissão das guias de pagamento.

As mudanças em relação à forma de quitação do tributo começaram em janeiro deste ano com o fim do carnê de 11 páginas. Com a reestruturação do sistema, as parcelas de agosto a dezembro devem ser retiradas pelo site, no Atende Fácil ou em qualquer um dos 15 postos de atendimento da prefeitura no Vapt Vupt. 

Para gerar os boletos para pagamento no site da prefeitura, basta acessar o endereço, clique na aba “Serviços” e, em seguida, no link “IPTU-ITU/Taxas”, terceiro campo de baixo para cima à direita da tela. Nele, o contribuinte deve acessar o botão “Consulta e Emissão de Guia para Pagamento” e insere no campo respectivo o número da inscrição cadastral, dado que consta nos carnês de IPTU já recebidos ou nos boletos enviados aos cidadãos até junho deste ano. Os campos “Processo”, “Ano”, “Parcela” e “Data para Pagamento” são opcionais e não precisam ser preenchidos para geração do boleto.