A estreia do Corinthians na Taça Libertadores da América, na noite de quarta-feira (2º) foi marcada por uma tragédia, não dentro de campo, onde houve empate por 1 a 1, mas nas arquibancadas. Um torcedor do San José, de apenas 14 anos, morreu após ser atingido por um sinalizador, que teria partido da torcida paulista, no Estádio Jesús Bermúdez, em Oruro, na Bolívia.
Após a partida, o clima era de comoção e revolta por parte dos torcedores bolivianos, que ameaçaram atacar os corinthianos no que estavam no estádio. A polícia local prendeu 12 simpatizantes do clube paulista.
De acordo a tenente Cáceres, foram encontrados vestígios de pólvora na mão de seis dos 12 torcedores presos na Bolívia.
A tragédia de Oruro também comoveu os corinthianos, que estavam visivelmente abatidos após a partida. Em uma rápida entrevista coletiva, o técnico Tite afirmou que trocaria o título mundial conquistado no final do último ano pela vida do garoto boliviano.
O atacante Emerson postou uma imagem preta em seu perfil no Twitter. O jogador afirmou que foi uma noite que aconteceu muitas coisas ruins.
Com as mudanças no regulamento da Taça Libertadores, tanto o Corinthians como o San José podem ser excluídos da competição devido ao comportamento inadequado de seus torcedores.