O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou nesta quinta-feira (14), que o lockdown (bloqueio total), não é a medida apropriada para enfrentar a crise que se instaura em diversos setores devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A afirmação foi feita na saída do Palácio da Alvorada, pela manhã.

“O governador ou prefeito que, porventura, foi a favor de fechar tudo, faça como eu já fiz algumas vezes na vida, se desculpem e façam a coisa certa”, afirmou o presidente.

O presidente ainda disse que a economia está sendo “destroçada” pelas medidas de isolamento social. “Vamos ser fadados a viver em um país de miseráveis. Nós temos que ter a coragem para enfrentar o vírus, as pessoas estão morrendo e eu lamento, mas vão morrer muitas outras se a economia continuar a ser destroçada”, enfatizou.

Medidas de Isolamento em Goiás

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás SES-GO, com o último decreto do governador Ronaldo Caiado (DEM), que flexibilizou o distanciamento social e expandiu a permissão para a volta das atividades comerciais, em abril, o número de novos casos da Covid-19 aumentou no estado.

O governador afirmou, nesta quinta-feira (14), em entrevista à Sagres 730 que só vai publicar novo decreto de restrição de atividades econômicas para aumentar o isolamento social e conter o avanço da Covid-19 após um consenso com a maioria do Estado e com as entidades representativas da sociedade.

Caiado disse ainda por meio do Twitter, que as responsabilidades pelas consequências que virão terão que ser assumidas por todos. “Como governador, vou vocalizar o que a maioria estiver disposta a colocar em prática, mas vou continuar lutando pela vida”, completou.

*Palloma Rabêllo é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o IPHAC e a PUC-GO sob supervisão do jornalista Johann Germano.