Uma equipe de bombeiros conseguiu detectar e conter um incêndio que começou na tarde da última sexta-feira (31). O fogo estava localizado em uma vegetação as margens da GO-080, próximo ao Parque Altamiro de Moura Pacheco (PEAMP). Os bombeiros extinguiram as chamas, no início da noite, antes da área do PEAMP ser alcançada.

A equipe faz parte da primeira resposta a incêndios na reserva e detectou fogo com a ajuda de um drone que monitorava o parque. Assim que os primeiros focos de incêndio foram encontrados os bombeiros acionaram as equipes que estavam de prontidão nas unidades mais próximas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou ontem (31) sobre o perigo da baixa umidade do ar em Goiás que pode variar entre 12% e 20%. Essa baixa umidade pode agravar os riscos de incêndios florestais, segundo Sistema de Meteorologia e Hidrologia do Estado De Goiás (Simehgo).

Drones

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO), uma das principais novidades na Operação Cerrado Vivo deste ano é a utilização de drones para monitorar áreas sujeitas aos incêndios nesta época do ano de baixa umidade do ar e aumento da temperatura.

Segundo o CBM-GO, o objetivo do uso de drones é detectar os focos de incêndio ainda no início para evitar a propagação nas áreas monitoradas. Os equipamentos tem oferecido aos bombeiros uma visão panorâmica do terreno, além disso, ajudam a determinar para onde o fogo deve se mover em seguida, permitindo que os profissionais possam tomar decisões rápidas e assertivas sobre o deslocamento da equipe.