Homens do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, resgataram no último domingo (19/9) uma cobra Sucuri-Preta, em uma fazenda na zona rural da cidade. O animal mede aproximadamente sete metros e foi encontrado por funcionários da fazenda, próxima a uma residência.

Segundo o informações do Corpo de Bombeira, a cobra foi capturada de forma segura, evitando qualquer tipo de ferimento. Após capturar a Sucuri, os bombeiros goianos entregaram o réptil à Polícia Ambiental do Distrito Federal, para procedimentos de avaliação veterinária e soltura em área protegida.

Curiosidades

RESGATE 01
Equipe do 5º Batalhão exibe sucuri capturada em uma fazenda de Luziânia (Foto: CBM/GO)
A sucuri-preta é a maior espécie de sucuri do mundo. Podemos encontra-la na América do Sul, principalmente em regiões com banhados onde consegue capturar suas presas.

O tamanho deste animal pode atingir oito metros de comprimento, mas o normal é encontrarmos animais com o tamanho próximo de seis metros.
É um animal de “peso”, quem olha aquela espécie fina e comprida, não imagina que pesa aproximadamente duzentos quilos quando adulta.

Ao contrario do que a lenda relata, essa espécie evita o contato direto com humanos, porém ao se sentirem ameaças elas dão o bote.

RESGATE 04
Após resgatada a sucuri foi entregue a Polícia Florestal do DF (Foto: CBM/GO)
A lenda onde relata que pessoas são engolidas inteiras é quase que lúdica, porém a relatos onde sucuris já ingeriram pequenos índios e bêbados a margem do rio. Porém isso só tem o risco de acontecer quando o animal está com muita fome. 

RESGATE 03Este animal consegue colocar aproximadamente cem ovos por gestação, mas normalmente a gestação rende setenta ovos. A gestação é aproximadamente de seis meses, os filhotes já nascem grandes, cerca de sessenta centímetros.

Seu nome científico é Eunectes Murinus, o bote é dado de um modo estratégico, exato, a sucuri consegue ter a percepção de suas presas pelo calor, o bote é dado em poucos segundos e em silêncio. A digestão é muito demorada, fica com a presa cerca de dez dias na barriga, nesse período não consegue nem se mexer direito, ficando fácil encontra-la. 

Com informações do Corpo de Bombeiros e Cultura Mix