Começaram as campanhas do Maio Amarelo, mês dedicado a conscientizar a sociedade sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Em entrevista à Sagres, o presidente do Detran-GO, Eduardo Machado, afirmou que o tema das ações no Estado será a educação no trânsito.

“A intenção não é punir, não é multar, é realmente conscientizar o cidadão que temos um grave problema no mundo, mas que se reflete em especial no Brasil, porque o Brasil hoje é o campeão mundial de mortalidade no trânsito”, disse. 

Segundo Machado, no ano passado foram 40 mil mortes causadas em acidentes. “O que supera a grande maioria das doenças. Vocês podem ter certeza, que apesar da pandemia de covid, hoje morrerá mais pessoas no trânsito do que de covid”, afirmou.

Questionado sobre a realidade de Goiás e as principais causas de acidentes no trânsito no estado, Eduardo Machado afirmou que o alcoolismo e o excesso de velocidade são os dois fatores que mais agravam o problema.

“A grande parte dos acidentes vem não só do alcoolismo no volante, mas também do excesso de velocidade. São milhares de mortes, no ano passado tivemos cerca de cinco mil mortes em Goiás, o que é muito grave, como eu disse, em termos de mortalidade só perde para doenças do coração, e é uma morte totalmente evitável”, argumentou.

O presidente do Detran-GO informou que o órgão está investindo na educação. No Maio Amarelo serão realizadas palestras nos colégios estaduais e blitz educativas nas rodovias goianas. Machado ainda pontuou que o Detran-GO realiza ações educativas com escolas públicas no Estado.

“Em parceria com a Secretaria de Educação criamos o Detranzinho, que já ensina a criança desde pequena a ter consciência no trânsito e faremos agora um outro projeto audacioso, onde pretendemos em convênio com a Secretaria de Educação, criar uma matéria no ensino médio, uma matéria transversal, em que a pessoa vai aprender no primeiro, segundo e terceiro anos do ensino médio educação no trânsito”, finalizou.

Confira a entrevista completa a partir de 19:25:

Leia mais: