O Brasil começou bem a luta pelo hexacampeonato mundial de futsal. Campeã das duas últimas edições da Copa do Mundo da modalidade, disputada na Colômbia. A Seleção estreou vencendo a Ucrânia por 3 a 1 no Coliseo Bicentenario, na cidade de Bucamaranga.
Na noite deste domingo, 11, a equipe comandada pelo treinador Sérgio Schiochet sofreu e teve dificuldades para passar pelos europeus. O Brasil abriu o placar já com sete minutos de jogo, com Rodrigo. Três minutos depois, o craque Falcão ampliou o marcador e deixou o time brasileiro tranquilo para conquistar a vitória.
Mas tranquilidade é uma palavra que não cabe mais no futsal. Aos seis minutos da segunda etapa, Grytsyna descontou e recolocou a Ucrânia no duelo. A seleção do leste europeu pressionou em busca do empate. Para a sorte do Brasil, o goleiro Tiago estava em noite inspirada e salvou o time em, pelo menos, três oportunidades claras dos ucranianos.
O desafogo brasileiro veio restando cinco minutos para o fim. Aos 15 do segundo tempo, Sorokin anotou contra o patrimônio e selou o triunfo verde-amarelo na estreia do Mundial de Futsal da Colômbia.
Classificação e próximos jogos
O Brasil está no grupo D da Copa do Mundo. A vitória diante da Ucrânia deu a liderança à seleção pentacampeã mundial (na era FIFA), com três pontos e um gol a mais de saldo que a Austrália, que bateu Moçambique por 3 a 2.
Os australianos, a propósito, são os próximos adversários dos brasileiros. As duas seleções se encaram na quarta-feira, 14, às 20h. O último jogo do time verde-amarelo na fase de grupos é contra Moçambique, no sábado, às 18h.