O governador do estado de Goiás, Marconi Perillo, participou no Auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, da cerimônia em comemoração a Consolidação do Brasil como país livre da febre aftosa por vacina, título concedido pela Organização Internacional de Epizootia.

Goiás foi um dos primeiros estados a erradicar a doença, por meio de vacinação.

O governador Marconi Perillo destaca a importância do Brasil receber o certificado de país livre da febre aftosa e ressalta que o último caso da doença no estado de Goiás, ocorreu há 23 anos.

Quando Goiás recebeu o certificado de zona livre da febre aftosa, no ano 2000, o atual secretário de estado da saúde, Leonardo Vilella, estava à frente da Secretaria da Agricultura, e ele explica como estado conseguiu erradicar a doença.

“Nós conseguimos de duas formas, primeiro conseguimos índices altíssimos de vacinação, um trabalho do Governo do Estado com campanhas maciças na mídia, com conscientização do produtor e com participação ativa do produtor rural. Depois nós precisávamos, em 2000, o grande entrave era a criação de um fundo indenizatório, pra indenizar aqueles produtores atingidos pela febre aftosa e por outras doenças que acomete os rebanho”.