O Brasil já registrou 35.930 mortes pelo novo coronavírus, 672.846 casos confirmados e 277.149 recuperados, desde o início da pandemia. Os números são do Ministério da Saúde (MS), que deixou de informar a totalidade das ocorrências, e agora só passa a anunciar os novos dados diariamente.

Para chegar a esse número, a reportagem do Sagres Online somou os números divulgados na sexta-feira (5) aos novos divulgados ontem (6), sempre com base nos dados oficiais.

De acordo com o painel do Ministério da Saúde, atualizado ontem (6), foram 904 novos óbitos, 27.075 novos infectados e 10.209 curados da Covid-19 de sexta-feira (5) para sábado.

O painel do MS aponta que Goiás teve 296 novos casos do novo coronavírus de sexta (5) para sábado (6), enquanto o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) mostra 347 novos infectados no mesmo período. Já o número de novas mortes é o mesmo, 5.

Divulgação dos dados

Na última quarta-feira (3), pela primeira vez desde o início do monitoramento dos dados da pandemia no país, o Ministério da Saúde não divulgou os números no horário habitual, entre 19h e 21h, como vinha ocorrendo. Desde então, a página da Covid-19 da Pasta tem sido atualizada em torno de 22h.

Outra alteração que passou a vigorar na sexta-feira (5) é a forma como os números da pandemia são divulgados. Agora, o Ministério da Saúde traz apenas os novos dados diários, e não mais os totais, como vinha sendo feito desde o início da contagem.

“As rotinas e fluxos estão sendo adequados para garantir a melhor extração dos dados diários, o que implica em aguardar os relatórios estaduais e checagem de dados. Para evitar subnotificação e inconsistências, o Ministério da Saúde optou pela divulgação às 22h, o que permite passar por esse processo completo. A divulgação entre 17h e 19h, ainda havia risco subnotificação. Os fluxos estão sendo padronizados e adequados para a melhor precisão”, informou no sábado (6) o presidente Jair Bolsonaro.

Ontem (6), durante o Debate Super Sábado ao vivo, a Sagres consultou a página do painel da Covid-19 enquanto entrevistava o convidado Gutiéri Sanchez, repórter e apresentador da Rádio Guaíba de Porto Alegre-RS, mas a mensagem que constava era a seguinte: “Portal em Manutenção”, e tornou a exibir os dados somente por volta das 17h do mesmo dia, já bastante modificado e sem um arquivo com a base de dados, como vinha sendo divulgado.

Foto: Ministério da Saúde