A organização holandesa Green Destinations selecionou 14 destinos turísticos brasileiros como ganhadores do prêmio internacional de turismo sustentável. As localidades possuem boas práticas em responsabilidade e sustentabilidade e, por isso, estão entre as vencedoras do concurso anual TOP 100 Stories, que é realizado desde 2014.
O anúncio dos vencedores saiu na terça-feira (15), em evento online da Conferência Global Green Destinations 2024. Assim, seis destinos são de Santa Catarina: Bom Jardim da Serra, Bombinhas, Itá, Penha, Rota do Enxaimel e Treze Tílias.
Os demais são três do Rio Grande do Norte – Santa Cruz, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul e três também de Pernambuco: Fernando de Noronha, Sirinhaém e Tamandaré. Completam a lista Barão de Cocais (MG) e Bodoquena (MS).
Turismo sustentável
Os 14 destinos na lista marcam o melhor desempenho do Brasil no concurso. Para participar, então, os municípios inscrevem suas boas práticas de turismo sustentável e responsável e passam por avaliação do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC), que analisa segundo critérios essenciais de sustentabilidade.
Para entrar na lista dos 100 destinos turísticos vencedores é preciso atingir uma conformidade mínima de 60% dos critérios do concurso. Este ano, portanto, a organização avaliou mais de 190 locais de 90 países. A escolha premiou soluções inovadoras e desafios na gestão turística.
As cidades que se inscrevem recebem um relatório detalhado com seus pontos fortes e áreas de melhoria. Mas os 100 vencedores também concorrem ao Green Destinations Stories Awards, premiação que será realizada na ITB Berlin 2025, e que é a maior feira de turismo do mundo, em Berlim, na Alemanha.
Visibilidade internacional
Marcelo Freixo, presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), enalteceu o turismo brasileiro, porque ganhou mais visibilidade internacional com as cidades vencedoras.
“O turismo é um instrumento importante para a construção de um mundo mais responsável e sustentável. Estamos promovendo um turismo sustentável, que se preocupa com o meio ambiente, a cultura local e a geração de emprego e renda para as comunidades”, disse.
*Com CicloVivo
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 06 11 – Cidades e comunidades sustentáveis.
Leia mais: