Depois de 11 jogos vitoriosos sob comando de Dunga (1 oficial e 10 amistosos), o Brasil perdeu a invencibilidade na segunda rodada da Copa América. A Seleção apresentou um futebol bem ruim e acabou sendo derrotada pela Colômbia, pelo placar de 1 a 0, gol de Murillo. Neymar teve uma atuação bem abaixo e o time brasileiro parece ter sentido muito isso, provando a tal da “Neymardependência”.
Ao fim do jogo Neymar se envolveu em uma confusão com os colombianos e acabou expulso, assim como o atacante da Colômbia, Bacca. Agora, o Brasil vai para a última rodada precisando de vitória sobre a Venezuela para seguir à diante na competição.
1°Tempo
A Seleção Brasileira não começou a partida. Quem mandava nas ações do jogo era a Colômbia, que além de chegar com perigo ao gol de Jefferson, adotava a postura de pressionar a saída de bola do Brasil e dificultava muito as ações do adversário. A única maneira que os brasileiros saíam jogando era no chutão para frente.
Aos sete minutos, saiu o primeiro grande susto contra o Brasil. Após cobrança de falta rebatida, James Rodriguez pega o rebote e cruza na boca do gol. Teo Gutiérrez chegava para anotar o gol, mas Miranda se recuperou e de cabeça cortou no último segundo. O Brasil não tinha nenhuma finalização e Neymar forçava as jogadas individuais para tentar criar algo.
Sentindo que estava com o jogo nas mãos e vendo que o Brasil nada faria, a Colômbia foi para cima de vez e abriu o placar aos 35.Em cobrança de falta na área, a bola ficou no bate-rebate e, da entrada da pequena área, o zagueiro Murillo bateu firme no canto de Jefferson: 1×0. Reflexo puro do que era a partida.
Mesmo que muito mal, o Brasil ainda teve enorme oportunidade de empatar a partida na primeira etapa. Daniel Alves cruzou na área, Neymar subiu e desviou, a bola ia entrando e o goleiro Ospina apareceu em cima da linha para fazer a defesa salvadora.
2°Tempo
O Brasil voltou para a etapa final melhor, até porque precisava reagir na partida já que estava perdendo. Com a Colômbia dando mais espaços, o time rodada a bola e até conseguia ter uma postura mais ofensiva, porém, pecava muito nas finalizações e continuava sem levar um perigo real ao gol do colombiano Ospina.
Com o gol não saindo, a Seleção passou a ficar nervosa. Aos 12 minutos, um lance inacreditável. Murillo recuou muito mal a bola, Elias dividiu com o goleiro e a bola espirrada sobrou para Roberto Firmino. O atacante estava com gol completamente aberto, era só rolar par ao gol e ele bateu forte, a bola subiu e foi para fora!
Nos minutos finais a partida foi ficando dramática para o Brasil. O time de Dunga largou (a pouca) organização tática e tentava ir para cima na base do abafo. Aos 33, boa chance. Firmino recebeu cruzamento na área, antecipou a marcação mas cabeceou para fora. Sem forças extras, a Seleção acabou mesmo sendo derrotada e se complicando na competição.
Ao fim do jogo, muita confusão. Murillo e Neymar discutiram, o brasileiro tentou dar uma cabeçada no adversário e acabou sendo violentamente empurrado por trás pelo atacante Bacca. Diego Tardelli chegou para apimentar a confusão e rasgou a camisa do colombiano. Com tudo isso, o árbitro voltou e, após o final do jogo, expulsou Neymar e Bacca.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 0X1 COLÔMBIA
Local: Estádio Monumental, em Santiago (CHI)
Data: 17/06/2015
Horário: 21h
Árbitro: Enrique Osses (CHI)
Auxiliares: Carlos Astroza (CHI) e Marcelo Barranza (CHI)
Gol: Murillo 35’ 1T (0-1)
Cartões amarelos: Teo Gutiérrez (COL); Fernandinho, Neymar e Roberto Firmino (BRA)
Cartões vermelhos: Neymar (BRA) e Bacca (COL)
BRASIL: Jefferson; Daniel Alves, Thiago Silva, Miranda e Filipe Luís; Fernandinho, Elias (Diego Tardelli), Fred (Phillipe Coutinho) e Willian (Douglas Costa); Neymar e Roberto Firmino.
Técnico: Dunga
COLÔMBIA: Ospina, Zúñiga, Murillo, Zapata e Armero; Valência (Mejía), Sánchez, Cuadrado e James Rodriguez; Teo Gutiérrez (Bacca) e Falcao García (Ibarbo).
Técnico: José Pekerman