Foi lançado o livro on-line “Educar para a Sustentabilidade – Visões de presente e futuro que propõe, por meio de questões teóricas e experiências concretas, o desenvolvimento de uma nova cultura de sustentabilidade”.

De acordo com um dos 32 autores da obra e pesquisador da Fapesp, Pedro Roberto Jacobi, em entrevista à Sagres TV, a preocupação com sustentabilidade vem desde a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, também conhecida como Conferência de Estocolmo, de 1972.

“A partir daí, foram buscados caminhos para promover junto à população planetária uma conscientização sobre o tema ambiental. Usava-se pouco a expressão problemas ambientais, mas já existiam problemas ambientais que justamente despertaram as Nações Unidas a falar sobre o tema ambiental desde o diagnóstico à resposta”, afirma.

Segundo Jacobi, a principal finalidade do livro é compartilhar o conhecimento a respeito da sustentabilidade. Segundo o pesquisador, o momento vivido mundialmente, em especial o Brasil, é exatamente o inverso dessa perspectiva.

“A sustentabilidade é uma forma de colocar o tema ambiental desde a perspectiva associada com o social, o econômico e o tema da natureza. Nós olhamos para o meio ambiente e estamos vendo agora, por exemplo, no Brasil vivendo um momento muito crítico. Crítico no sentido, inclusive, do ponto de vista da devastação ambiental. Vocês, por exemplo [em Goiás], estão muito próximos de regiões afetadas pelas queimadas. Esse é o exemplo da insustentabilidade”, avalia.

Segundo Pedro Roberto Jacobi, o livro está diretamente ligado à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODSs.

“Hoje não podemos deixar de falar em sustentabilidade sem considerar os 17 objetivos. E existe uma meta que é diretamente vinculada ao tema da Educação, mas todas as outras metas, de certa forma, são transversais, ou seja, se cruzam. O importante é justamente as pessoas entenderem o quanto hoje é fundamental compreender isso”, afirma.

O livro está disponível gratuitamente clicando aqui.

Confira a entrevista na íntegra com Pedro Roberto Jacobi no Tom Maior #100