Tem início nesta sexta-feira (18) a 5ª edição do “Elas fazem cinema: mostra de filmes dirigidos por mulheres”, um projeto de Extensão Universitária (PROEC/UFG), realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Cinema (GECI/FH/UFG), sob a coordenação da professora Alcilene Cavalcante (UFG/FH/GECI).

A mostra de filmes, documentários e ficções, dirigidos por mulheres, seguida de debates com convidadas, acontecerá integralmente em plataforma digital, devido à pandemia decorrente da Covid-19, de 18 de setembro a 18 de outubro.

Em entrevista à 100ª edição do programa Tom Maior, da Sagres TV nesta quinta-feira (17), Alcilene Cavalcante falou sobre os desafios de se realizar a mostra em plena pandemia.

“Nós tivemos que aprender a fazer site, a criar canal no Youtube, tivemos que visitar com mais frequência as nossas redes sociais, o WhatsApp virou companheiro e, não bastasse isso, toda uma logística sobre como disponibilizar os filmes ao público; como fazer as mesas de diálogos com as convidadas sobre os filmes, as lives”, afirma.

Antes mesmo da pandemia, o GECI decidiu que o tema da curadoria da 5ª EFC seria Resistência, uma forma combater as desigualdades que as mulheres ainda sofrem em relação aos homens e que ainda contam com o apoio do Estado e de parte da sociedade.

“Em pleno século 21 ainda vivenciamos uma desigualdade de gênero absurda, e isso se traduz, por exemplo agora no período de pandemia, em um aumento da violência doméstica contra as mulheres. Isso se traduz na invisibilidade da produção cultural das mulheres. Isso não é só no Brasil, é mundialmente”, pontua.

Segundo o GECI, Resistência é um conceito inter e transdisciplinar, que exprime verbetes e movimentos distintos. O ato de resistir implica relações de poder macro e micro sociais, implica política, ação e corpos que resistem, coletiva e individualmente, aos desmontes das infraestruturas e às práticas que categorizam os sujeitos.

“A gente precisa mudar a mentalidade, precisa mudar a cultura. Nosso sistema educacional precisa pautar as relações de gênero. Nós não podemos receber salário menor por exercermos as mesmas funções, por sermos mulheres”, pondera Alcilene Cavalcante.

À direita, Alcilene Cavalcante em entrevista ao Tom Maior #100 (Foto: SagresTV)

A programação completa e os links dos filmes e das lives, de cada sessão, encontram-se no site Elas Fazem Cinema. Nesta semana, os links dos filmes estarão disponíveis no dia 18 de setembro, na sexta-feira, e a livre de diálogos dos filmes acontecerá no  domingo, 20 de setembro,  às 17h.

Está edição está sendo realizada por: Alcilene Cavalcante (UFG/FH/ GECI/coord); Ana Luisa Ariza; Brenda Carolinne; Dare Arantes; Karen Veríssimo; Lara Marinho; Mariane Neves; Patricia Guedes; Virgínia Peçanha. Colaboradoras: professoras Ceiça Ferreira (UEG); Carla de Abreu (UFG/FAV); Cindy Faria (UEG); Maria Ritha Paixão.

Confira a entrevista na íntegra a seguir no Tom Maior #100