A brasileira Anacláudia Rossbach é a nova diretora-executiva do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e é então a primeira pessoa latino-americana a liderar a agência. Rossbach é economista e tem mais de 20 anos de experiência em políticas urbanas e de habitação.
A nomeação ocorreu na sexta-feira (7) durante reunião da Assembleia Geral da ONU pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres. O mandato de Anacláudia Rossbach será de quatro anos. Então, ela sucede Maimunah Mohd Sharif, da Malásia, mas ainda não há data prevista para a posse oficial.
Em 20 anos na área de habitação, Anacláudia Rossbach passou por vários eventos importantes da ONU, como COPs e Fórum Urbano Mundial. Atualmente ela é diretora do Lincoln Institute of Land Policy para a América Latina e o Caribe.
Rossbach é conhecida pelas consultorias sobre políticas urbanas e de habitação no Sul Global e criou a Urban Housing Practitioners Hub (UHPH), uma rede de especialistas e profissionais que pensam o desenvolvimento urbano e a habitação.
*Com CicloVivo
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Leia mais: