Criada há 39 anos, a Escola de Saúde de Goiás (ESG), da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) tem como função principal capacitar e atualizar profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Há 19 anos, a ESG criou uma biblioteca, que reúne pesquisas, estudos, artigos e trabalhos científicos produzidos em Goiás.

Superintendente da Escola de Saúde de Goiás, Kelli Coelho Santos (Foto: Sagres Tv)

Em breve, o conteúdo da biblioteca da ESG vai passar a ter muito mais visualização, pois será um ente cooperante de fontes de informações da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, mais conhecido pela sigla Birema. “Para se ter uma ideia do que isso significa, hoje a BVS tem mais de 29 milhões de publicações e 25 milhões de pessoas acessam os dados”, explicou a superintendente da ESG, Kelli Coelho Santos.

O Banco de dados tem renome internacional, a BVS foi estabelecida em 1998 como modelo, estratégia e plataforma operacional de cooperação técnica da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), para gestão da informação e conhecimento em Saúde na América Latina e Caribe.

A BVS é também uma das redes construídas coletivamente e coordenada pela Birema, que é o centro especializado da Opas com a missão de contribuir para o desenvolvimento da saúde nos países latino-americanos e Caribe por meio da democratização do acesso, publicação e uso de informação, conhecimento e evidência científica.

A adesão da ESG é o primeiro passo para integrar a Secretaria de Estado da Saúde nesse sistema. “A ideia é que todas as bibliotecas existentes nas unidades de Saúde da SES-GO também colaborem com a BVS”, disse Kelli Coelho Santos. 

Para garantir amplo acesso às informações da biblioteca da ESG, as bibliotecárias já começaram o mapeamento e a organização das produções em formato digital e de acesso aberto para indexação na Biblioteca Virtual em Saúde.

“Nosso objetivo é disponibilizar para profissionais de saúde, pesquisadores e comunidade em geral os textos completos produzidos no âmbito da SES-GO e por seus profissionais nesta plataforma online”, afirmou a bibliotecária Wusula Francisca Sousa Pitarelli.

Confira a reportagem de Silas Santos

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/-aMTay6ofAo” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}