Hanna (Foto: Bombeiros/Divulgação)

Após 8 anos de serviços prestados ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) e ao País, a cadela Hanna iniciou hoje (3) seu merecido descanso. Nesta manhã, durante a solenidade de formatura do Curso de Intervenção e Operações de Salvamento em Desastres foi realizada uma homenagem ao cão de resgate que está indo para a reserva, termo utilizado na carreira militar quando um profissional completa seu tempo de serviço. 

Hanna foi um dos cães de resgate goianos que trabalharam nas buscas das vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho (MG), em 2019. Um cão de buscas se aposenta, em média, com oito anos de serviço. Nascida em agosto de 2012 em uma ninhada com mais dois filhotes e filha da cadela de trabalho do CBMGO Isabor, Hanna se destacou e foi selecionada pelos cinotécnicos da época para galgar a oportunidade de treinar, seguindo os passos da mãe, e se tornar um cão de busca e resgate do CBMGO.

Segundo os Bombeiros, teoricamente, quando se forma um binômio (como se chama a dupla formada pelo guia e o animal), esse só se desfaz em situações bem específicas: falecimento do cão, bombeiro entrando para a reserva ou “aposentadoria” do cão. No caso de Hanna, a parceria foi com o Soldado Walisson Pereira Godoi. Juntos eles participaram de diversos treinamentos e operações bem-sucedidas. A cadela foi certificada como Cão de busca e Resgate a nível Nacional em 2016, em Florianópolis, pela Liga Nacional de Bombeiros -Ligabom. Em 2017, após árduas provas, certificou-se a nível internacional pela Organização Internacional de Cães de Resgate (IRO), prova esta, realizada em Xânxere- SC com arbitragem vinda da Alemanha.

Um dos seus destaques operacionais, foi a atuação no desastre ocorrido em Brumadinho em 2019, onde conduzida pelo Tenente Wening atuou bravamente junto com os demais militares e cães de resgate, sendo responsável por localização de diversas vítimas. O cão receberá todas as homenagens que merece pela importância que teve no serviço operacional do Corpo de Bombeiros Militar. A aposentadoria será ao lado da família do Soldado Walisson, com quem passará a viver.

hana 2