O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, afirmou que a vacina contra a Covid-19 estará disponível a partir do dia 10 de fevereiro. O anúncio foi feito durante entrevista à TV Anhanguera, nesta manhã de terça-feira (22). A assessoria de comunicação de Caiado afirmou que a data integra o Plano Nacional de Vacinação.

A data do início da distribuição dos imunizantes havia sido anunciada pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que fez uma previsão considerando o estágio das vacinas ainda em desenvolvimento por AstraZeneca/Oxford e Sinovac/Butantan. A intenção é de que a imunizante desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca tenha o registro aprovado pela Anvisa no fim de fevereiro.

Caiado disse que vai priorizar as pessoas que estão dentro dos grupos de risco. Ele salientou que a medida que a contaminação for diminuindo, a taxa de ocupação de leitos de UTI também reduzirá.

Caiado citou que existem 600 mil vacinas da Pfizer que chegam no Brasil em janeiro. Além do imunizante, segundo Caiado, 6 milhões de vacinas Sinovac/Butantan também estarão disponíveis até 20 de janeiro. A capacidade de produção do Instituto Butantan é de 30 milhões de vacinas por mês, segundo pontuou o governador de Goiás, a partir de fevereiro. “Ainda tem a vacina russa que está sendo produzida em, um laboratório em Brasília com capacidade de entregar também 10 milhões (de doses)”, completou em entrevista à TV Anhanguera.